Uma vez que você se compromete a atingir um objetivo, você não mede esforços e não se importa com o estágio da vida que está vivendo. De fato, aqueles que florescem tarde geralmente brotam com pétalas maiores e mais brilhantes. Enquanto as aspirações dos outros podem murchar ou desaparecer, aqueles que trabalham duro e se comprometem com seus sonhos os transformam em paixões para toda a vida, mostrando que não há tempo certo ou errado para buscar o que se deseja.

E é exatamente isso o que aconteceu com um coronel aposentado da polícia. Ibarra Mariano é uma prova viva de que nunca é tarde demais para atingir seus objetivos e superar as expectativas, inclusive as suas.

Aos 87 anos, Mariano, um nativo de Tacloban- capital da província de Leyte, na ilha de Leyte, Filipinas – passa o dia na escola dando palestras para jovens policiais sobre “como não morrer em combate”. Ele serviu ao governo por décadas como oficial da Polícia Filipina, conhecida como Polícia Nacional das Filipinas, mas isso não é tudo.

Usando uma mochila transparente e um crachá, Mariano é um dos alunos mais antigos dos 8.700 que estão em testes para entrar no curso de Direito na Universidade de Santo Tomás.

“Não é realmente tão difícil, mas é confuso e requer muito tempo. Nem todas as disposições importantes da lei são solicitadas no exame”, disse Mariano ao ABS-CBN News, referindo-se à Lei Civil e Fiscal, que é considerada uma das questões mais difíceis do teste. Além disso, ele está preocupado com sua caligrafia, que é diretamente afetada pelas dificuldades motoras causadas pela velhice. Ele apenas espera que o examinador entenda suas respostas.

Mariano formou-se na Faculdade de Direito das Filipinas em 1976, mas foi só em 1995, depois de cumpri seu tempo de serviço na polícia, que ele teve a oportunidade de fazer o exame para exercer a advocacia. Infelizmente, Mariano falhou no teste com uma nota de 70%, abaixo do exigido.

No entanto, apesar de todos os desafios, Mariano continua otimista sobre sua segunda tentativa de exercer o ofício que escolheu para amar. Seu objetivo é um só: ser advogado e “ajudar outras pessoas, especialmente policiais”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução/Nation.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.