Os cariocas que apreciam um bom programa cultural já podem anotar na agenda o dia 6 de abril, data em que chega ao Rio de Janeiro a mostra multimídia “Van Gogh e seus Contemporâneos – Exposição Imersiva”.

A esposição multímida, que estará hospeadada na Casa França-Brasil, no Centro do Rio, conduzirá o visitante em uma experiência digital com projeções em 360° e trilha sonora original. A ideia é que o público tenha a sensação de “adentrar” as telas do famoso pintor holandês.

O conteúdo da mostra promete envolver o público a partir da trajetória humana e artística de Van Gogh, além de promover um passeio pelas criações de outros grandes artistas que se relacionam com sua obra, como Cézanne, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Soutine e Modigliani.

Logo na entrada da exposição, o visitante adentra um espaço onde estará reproduzido o quarto de Van Gogh, retratado em um de seus mais famosos quadros, “Quarto em Arles”. O público ainda terá a oportunidade de aprofundar-se na história do artista em textos explicativos e uma linha do tempo da vida de Van Gogh. Dentro dos ambientes, o visitante poderá imergir em imagens de grandes dimensões, formadas por múltiplos projetores através de um sistema que adapta as telas ao espaço expositivo e garante a sensação de estar dentro das telas do pintor, um dos mais famosos e queridos do mundo.

“Criamos, surpreendentemente, uma experiência para todos os tipos de público, aliás, mais que isso, queremos oferecer a oportunidade de um novo olhar sobre a arte, seja para os que estão ou não habituados a frequentar espaços culturais”, diz Luiza Mello, diretora geral da Automatica. Ela completa, “Nossa proposta traz uma linguagem disruptiva, que recria o conceito artístico expositivo e potencializa a percepção dos públicos”.

A experiência imersiva foi criada a partir da inovadora tecnologia digital MATRIX X DIMENSION, com criação original da Crossmedia Group, empresa italiana especializada em exposições multimídia imersivas, entre elas, “Da Vinci Experience, que esteve em São Paulo em 2020.

SERVIÇO:

6 de abril a 5 de junho de 2022 – De terça a domingo, das 10h às 18h
Local: Casa França-Brasil (Rua Visconde de Itaboraí 78, Centro, Rio de Janeiro)
Instagram @vangoghrio
Ingressos e gratuidades: eventim.com.br/vangogh

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Rota Cult.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.