Você sabia que, além de saborosa, a jabuticaba pode ser uma importante aliada no combate a doenças como diabetes e colesterol? Os responsáveis pela descoberta são cientistas da Unicamp, em estudo foi publicado no Journal of Functional Foods.

“Observamos que a ingestão do extrato da casca da jabuticaba por camundongos envelhecidos, submetidos a uma dieta com alto teor de gordura, também causou a diminuição no ganho de peso e da dislipidemia [aumento de gordura no sangue] e da hiperglicemia [excesso de glicose no sangue] e melhorou o HDL [colesterol bom] dos animais, entre outros benefícios”, disse Valéria Helena Alves Cagnon Quitete, professora do IB-Unicamp e coordenadora do projeto, à Agência FAPESP.

A partir dos resultados desta pesquisa, um extrato retirado da casca da jabuticaba será transformado em remédio e comercializado pela Ruben Extratos, uma empresa que veio da incubadora de empresas da base de tecnologia da Universidade Estadual de Campinas.

Lançado como suplemento alimentar, o produto deve chegar às prateleiras em 2020, como medicamento eficaz pelo controle de peso, prevenção de doenças como aumento do colesterol, multiplicação de células cancerígenas, além de ser capaz de modular o metabolismo hormonal e de glicose. O suplemento da casca da jabuticaba ainda é capaz de auxiliar na prevenção da inflamação da próstata, mas ainda aguarda a permissão de órgãos regulatórios, através de estudos toxicológicos, de embalagem e testes em larga escala.

“O grande diferencial desta tecnologia se baseia no aspecto nutracêutico do produto. Existem medicamentos que combatem a obesidade e câncer de próstata, mas os efeitos colaterais nem sempre são desprezíveis”, disse o professor Mário Maróstica Júnior, pesquisador que participou do desenvolvimento junto com a professor Valéria Alves Quitete.

“Nosso extrato, nos estudos realizados em escala laboratorial, mostrou excelente eficácia e não evidenciamos efeitos colaterais,” comentou. A matéria-prima do medicamento ainda utilizará resíduo de indústrias de sucos e geleias.

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Hypeness e Unicamp.
Imagem destacada: Shutterstock Images.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.