A família de Gugu Liberato se reuniu na última segunda-feira, 09, para planejar uma campanha de incentivo à doação de órgãos no Brasil. O objetivo é esclarecer e conscientizar a população sobre o tema e aumentar o número de doadores em nosso país, que ainda é baixo.

Um comunicado de imprensa enviado pela família de Gugu esclarece mais sobre o assunto:

“Após saberem que o ato de doar os órgãos fez com que o assunto ganhasse espaço nunca visto nos meios de comunicação e aumentasse o número de telefonemas e doações de órgãos para a Central Nacional de Transplantes, mãe e irmãos de Gugu estudam agora uma ação associada a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos e /ou Ministério da Saúde para esclarecer a população sobre o tema, alavancar essa discussão e, consequentemente, aumentar o numero de doadores”.

A família esclareceu ainda que a campanha se trata de um projeto empenhado em perpetuar o desejo de Gugu. Vale lembrar que o apresntador deixou o pedido póstumo para que sua família autorizasse a doação de seus órgãos após o seu falecimento. Estima-se que a doação dos órgão de Gugu tenha beneficiado cerca de 50 outras pessoas.

A doação de órgãos no Brasil bateu recorde no primeiro semestre deste ano, com 1.662 doadores. Um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano passado. Apesar disso, segundo o Ministério da Saúde, o índice de recusa das famílias em autorizar os transplantes ainda é alto, chega a 43%.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Razões para Acreditar.
Foto: Arquivo Pessoal.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.