Sujata Setia é uma aclamada fotógrafa residente no Reino Unido, reconhecida pelas histórias que suas fotos transmitem, pelas quais recebeu prêmios internacionais e publicações na Forbes, The Daily Mail, Good Housekeeping Magazine, Country Living Magazine, entre outras.

Um dos trabalhos mais recentes de Sujata foi fotografar a beleza de crianças com cabelos “inusitados”, como ela mesma descreveu ao site Bored Panda. Segundo ela, a intenção desta sessão fotográfica foi “trazer à tona que ‘preconceitos baseados na textura do cabelo’ não são apenas um conceito… é algo real e as crianças são obrigadas a enfrentá-lo em muitos momentos de suas vidas.

Além disso, Sujata mencionou que seu objetivo para esta sessão de fotos “era fazer com que essas crianças experimentassem o mundo mágico da infância e se esquecessem de tudo de uma vez. Então, eu as levei a lugares onde elas poderiam passar algum tempo juntas livremente na companhia de animais fofos.”

Além disso, Sujata relatou as histórias negativas que crianças pequenas sofrem por terem um tipo de cabelo diferente dos outros: “’As pessoas sempre querem tocar no cabelo! Os amigos chamam de fofo. Isso a deixa as crianças tão chateadas que às vezes elas se perguntam por que seu cabelo não é como todos os outros”.

Por sua vez, a mãe de Andaya, uma das garotas da sessão de fotos, comentou que “quando ela está fora de casa, ouve sussurros e percebe olhares de pessoas apontando para sua filha” o que é incômodo para ela. No entanto, a fotógrafa destacou que “Durante esta sessão de fotos, não houve sussurros, apenas gargalhadas. Não havia ninguém apontando os dedos, apenas segurando as mãos. Não houve olhares estranhos pesados, apenas olhares de carinho e compreensão”.

Por fim, Sujata relatou que “assim que enviei essas fotos para as famílias das crianças, uma das mães respondeu dizendo: ‘Não consigo parar de olhar as fotos. Teve um grande impacto na Ava. Ela ficou já muito brava com o cabelo dela e até queria cortá-lo, mas depois dessa sessão de fotos que você fez com ela, mostrei as fotos e disse: olha que linda você é e ela abriu um grande sorriso em seu rosto. Agora ela reencontrou a confiança que há muito havia perdido. Até ver as outras garotas com cabelos iguais ao dela ajudou muito.’

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Instagram @butnaturalphotography.

RECOMENDAMOS






Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.