Fotos de antes e depois mostram o incrível impacto da doação de órgãos

Gareth Weeks, que vive em Fife, na Escócia, compartilhou recentemente duas fotos suas que demonstram o incrível impacto positivo da doação de órgãos na vida de alguém.

“A doação de órgãos realmente salva vidas!” ele escreveu no Twitter junto com fotos de antes e depois dele e de sua filha, Zara, de 6 anos.

psicologiasdobrasil.com.br - Fotos de antes e depois mostram o incrível impacto da doação de órgãos

A foto à esquerda foi tirada em 11 de maio de 2022, antes de ele receber a doação que mudou sua vida. Sua pele está visivelmente amarelada pela icterícia e seu abdômen parece inchado. A foto à direita foi tirada apenas seis semanas depois que ele recebeu um transplante de fígado, e a mudança é óbvia. Gareth está radiante e feliz, sua pele voltou ao tom normal e a luz voltou a brilhar em seus olhos.

“Por favor, fale sobre a doação de órgãos. Deixe que seus entes queridos saibam que é esse seu desejo”, continuou ele.

psicologiasdobrasil.com.br - Fotos de antes e depois mostram o incrível impacto da doação de órgãos

O problema de Gareth com o fígado começou há seis anos, quando ele foi diagnosticado com colangite esclerosante primária (CEP), uma doença hepática crônica incurável. Naquela época, ele sempre se sentia exausto, mesmo quando dormia o suficiente, mas atribuía isso a ter um bebê em casa. Ele sofria de dores de estômago e cólicas, dor lombar e icterícia. Após extensos testes, ele finalmente recebeu o diagnóstico que mudou seu mundo.

“Eu não tinha ideia do que era”, disse ele .

Gareth foi para casa e pesquisou a doença no Google. Quando ele soube que as pessoas com CEP têm uma expectativa de vida que varia entre 10 e 12 anos, ele soube que tinha que entrar na lista de transplante de órgãos imediatamente.

“Nos meses seguintes, tentei lidar com essa doença crônica, mas foi estranho porque apesar de estar cansado, me sentia bem fisicamente”, disse ele.

psicologiasdobrasil.com.br - Fotos de antes e depois mostram o incrível impacto da doação de órgãos

Gareth ficou muito doente em 2021 e seus médicos o colocaram na lista de transplantes em setembro. Pelos próximos sete longos meses ele esperou pelo telefonema que lhe devolveria sua saúde. Em 16 de maio, a ligação finalmente chegou – um fígado estava disponível e ele era compatível!

“Uma vez que o cirurgião deu o sinal verde, a próxima coisa que me lembro foi acordar na UTI às 8h30 do dia seguinte com um tubo de respiração na garganta”, disse Gareth.

Ele recebeu alta do hospital apenas duas semanas após o transplante. Sua função hepática está finalmente na faixa normal pela primeira vez em seis anos, e ele está incrivelmente grato ao doador que lhe proporcional uma nova vida.

“Graças à generosidade do meu doador e sua família, estou animado com meu futuro novamente”, disse ele. “Quero voltar para casa de férias na África do Sul, finalmente usar a bicicleta que comprei há alguns anos e começar a jogar golfe novamente.”.

psicologiasdobrasil.com.br - Fotos de antes e depois mostram o incrível impacto da doação de órgãos

Gareth espera que suas fotos inspirem outras pessoas a se tornarem doadoras de órgãos. Ele chama seu doador de “um verdadeiro herói” e está determinado a viver a vida ao máximo agora que tem uma nova chance.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução/Twitter.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.