A escritora e palestrante motivacional Brigette Hyacinth usou recentemente as suas redes sociais para relatar um situação do seu cotidiano. O post rapidamente viralizou e levou muita gente a repensar as práticas de gestão de pessoas e o que se enxerga como um líder eficiente no trabalho.

Brigette explicou que uma dentre os seus novos funcionários lhe perguntou se poderia fazer o seu trabalho em esquema home office (ou seja, trabalhar em casa).

Eis a resposta que ela deu, relatada no LinkedIn:

“Minha nova funcionária me pediu para trabalhar em casa, e começou a me explicar os motivos. Eu disse a ela: ‘Você não precisa se desculpar e eu não preciso saber dos detalhes.’

Eu não pago pelo trabalho de pessoas que esquentam cadeiras. Venha para o escritório bem. Das 9 às 17 horas? Tudo bem. Prefere trabalhar em casa? Tudo bem. Precisa trabalhar na garagem da sua casa enquanto o mecânico conserta seu carro? Tudo bem também.

Eu não preciso saber que você vai se atrasar por causa de uma consulta médica, ou que você está saindo cedo para tratar de um assunto pessoal. Todo mundo trabalha em um ritmo diferente. Você é livre para escolher a melhor maneira de realizar o seu trabalho.

É triste como nós infantilizamos tanto o local de trabalho, a ponto de os funcionários sentirem a necessidade de pedir desculpas pelo simples fato de terem vidas pessoais. Eu não sou uma fiscal de relógios. Eu confio em você para fazer o seu trabalho. Mantenha os clientes felizes e eu também estarei feliz.”

Brigette acredita que a liderança não é sobre posição ou poder, e que muitos gerentes ficam fascinados com o controle e a autoridade que vem com o cargo que exerce em uma empresa.

“Ser um líder significa que você foi colocado em posição de servir aos outros”, acrescentou. “É sobre como tratamos as pessoas, como tomamos decisões e o exemplo que passamos. Trata-se de buscar todas as oportunidades para inspirar as pessoas. Liderança não é um direito, mas um privilégio. Você tem o privilégio de estar em uma posição em que pode direcionar, moldar e influenciar positivamente a vida dos outros”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Sunny Skyz.
Foto destacada: brigettehyacinth.com

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.