Quando duas pessoas se relacionam e uma delas já tem filhos, as coisas não são tão simples porque você não está apenas se relacionando com a pessoa, mas também com os filhos dela. Nesse ponto, surgem laços que podem ser decisivos para as crianças.

Foi o que aconteceu com um homem chamado Gonzalo Egas. Ele viveu um romance por cinco anos com Wilma González e acabou criando um forte vínculo com Noah, o filho dela, fruto de um relacionamento anterior. Aos poucos, foi se desenvolvendo uma bonita relação pai-filho entre eles.

Abraçando um “conceito moderno de família”, a mãe do menino permitiu que Gonzalo continuasse fazendo parte da vida da criança mesmo após o término, tanto que agora Noah já o chama de pai e até adotou seu sobrenome.

“Ser pai é a coisa mais importante que já me aconteceu e sempre agradeço à Wilma por isso. Ela foi super generosa nesse aspecto ao dizer, ‘ok, este homem criou um relacionamento com Noah’, que acaba sendo independente do que tínhamos”, disse Gonzalo à mídia chilena LUN.

Mas esta não foi uma decisão que ele e a ex-companheira tomaram sozinhos; Gonzalo garante que levaram em conta a opinião da criança: “Foi uma decisão do Noah, ele me escolheu como pai”.

Wilma, mãe de Noah, entende que a ligação de Noah com seu ex-companheiro é algo especial: “Ele sabe que Gonzalo é o pai que cuida mesmo dele, que está presente no dia a dia, o pai dele mesmo (…) Agradeço muito ao Gonzalo por ser uma figura paterna para o Noah. Amo a relação que eles construíram. Acho que eles escolheram um ao outro como pai e filho. HOuve um momento em que eu quis sair do país e parte dos motivos para resolver não fazer isso foi o relacionamento de Gonzalo e Noah. Meu filho não pode conceber ficar sem mim ou sem o pai”, disse a mãe.

Atualmente, o ex-casal pratica a “parentalidade compartilhada”, solicitada pelo próprio Noah. Deste modo, o menino passa uma semana na casa da mãe, outra na casa do pai, e convive bem com os seu novo padrasto e sua nova madrasta.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram @gonzaloegas.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.