Homem com Síndrome de Pica choca médicos com quantidade de objetos em seu estômago

Um homem de 40 anos chamou a atenção dos médicos de um hospital na última semana devido a fortes dores abdominais. Após buscar ajuda médica devido a uma dor intensa na barriga e febre, foram realizados exames que revelaram a presença de objetos estranhos em seu estômago.

De acordo com informações fornecidas pelo médico responsável pelo caso, o estômago do paciente continha uma variedade surpreendente de itens não comestíveis, incluindo imãs, zíperes de camisas, correntes, parafusos, porcas e diversos outros objetos. Esse incidente, embora raro, é atribuído a uma condição médica conhecida como Síndrome de Pica, a qual é caracterizada pelo consumo compulsivo de objetos não alimentares.

Após uma cirurgia bem-sucedida, todos os materiais foram removidos do estômago do paciente. O episódio ocorreu na cidade de Moga, na Índia, e tem atraído atenção internacional devido à gravidade da situação.

A Síndrome de Pica é um transtorno alimentar grave, frequentemente relacionado a deficiências nutricionais, como a falta de ferro e zinco, entre outros. Os indivíduos que sofrem desse transtorno têm a tendência de ingerir substâncias não comestíveis, como papel, sabonete, terra, moedas, amido cru, giz, carvão, gelo, cosméticos, pilhas, isopor e até mesmo tijolos.

A origem do nome “Síndrome de Pica” está associada a um pássaro conhecido como P. Pica, também chamado de pega-rabuda, que tem o hábito de se alimentar de uma ampla variedade de objetos. Aqueles que enfrentam essa condição muitas vezes sentem vergonha de discuti-la abertamente, e é comum encontrar relatos anônimos em fóruns e sites na internet de pessoas que compartilham experiências sobre o hábito de ingerir objetos não comestíveis.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do TN Online.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.