A batalha pessoal de Ajeet Singh contra o tráfico de pessoas nas ruas da cidade indiana de Varanasi começou quando ele tinha apenas 17 anos. Quando estava na faculdade em 1988, Singh conheceu uma mulher na festa de um primo. Ela era uma dançarina que se apresentava para convidados. Embora historicamente reverenciadas como símbolos da graça, muitas vezes são vistas como “mulheres de vida fácil”.

“Eu me senti muito mal com a maneira como as pessoas estavam se comportando com ela. Esperei a noite toda até poder falar com ela”, disse Singh ao Global Citizen na Conferência da Fundação Thomson Reuters sobre a escravidão moderna em Londres.

Apesar de sua pouca idade, Singh queria desesperadamente ajudar a mulher e seus três filhos pequenos a escapar do mundo da exploração. “Eu pensei, e se eu adotasse os filhos dela?” Ele disse. “E isso foi o começo”, disse ele.

Singh adotou os filhos da mulher e começou a ensiná-los em seu tempo livre fora da universidade, para dar-lhes a oportunidade de estudar e adquirir conhecimento e experiência para ajudá-los a criar uma nova vida para si mesmos.

Mas ele não queria ficar só nisso. Em 1993 fundou a organização Guria de combate à exploração de mulheres e crianças. A indústria da exploração se tornou um problema crescente na Índia, acarretando na disseminação do HIV / AIDS.

Desde a fundação da organização, a equipe da organização Guria resgatou mais de 2.500 crianças do distrito da luz vermelha de Varanasi. No entanto, ele é modesto sobre seu trabalho e simplesmente diz: “Eu fui para a área do sinal vermelho e o resto do trabalho seguiu”, de acordo com o Global Citizen.

Na verdade, ele se arriscava muito, se passando por cliente e usando câmeras escondidas, para rastrear a localização dos bordéis e a quantidade de garotas sendo exploradas ali.

Assim que obteve as informações de que precisava, reuniu uma grande multidão de voluntários e invadiu a área da luz vermelha de Shivdaspur, em Varanasi. Em apenas um dia, eles resgataram 15 meninas.

Quando as mulheres e crianças foram libertadas, a Guria forneceu uma abordagem holística para ajudá-las a colocar suas vidas nos trilhos.

Ajeet Singh é, sem sombra de dúvidas, alguém que faz a diferença neste mundo!

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Guria.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.