Carmen Guidi mora em Nova York, Estados Unidos e depois de várias viagens ao Haiti e Honduras, decidiu concretizar uma ideia que beneficia os moradores de rua da região de Ithaca, que ela chama de Second Wind Village.

Seu projeto consiste em construir pequenas casas em seu terreno para dar abrigo e uma vida melhor aos moradores de rua.

Além de seus próprios fundos, a organização sem fins lucrativos de Guidi também recebe doações de outras pessoas da comunidade de Ithaca e de voluntários que ajudam a construir as casas, que custam aproximadamente US $ 15.000 cada.

Guidi diz que as pequenas casas “dão aos homens um nível de dignidade que eles não encontram em outro lugar. E, embora não sejam donos das casas, isso lhes dá um sentimento de pertencimento da qual podem se orgulhar. Uma vez que querem permanecer na comunidade e também ter seu próprio tempo e espaço pessoal”.

Desta forma, as casas da Second Wind Village permitem que seus habitantes tenham a sensação de voltar à normalidade com uma casa onde possam viver com mais conforto (em muitos casos até com seus animais de estimação) e tenham cozinha, dormitório, banheiro e espaços para conviver.

Guidi continua trabalhando ativamente em sua missão e visita permanentemente as áreas onde vivem moradores de rua para oferecer-lhes comida, roupas e tentar atender outras necessidades. E, eventualmente, ele estende um convite para eles morarem em uma das casinhas na Vila do Segundo Vento.

No futuro, Guidi planeja desenvolver outra área onde possa construir mais pequenas casas que beneficiam mulheres e crianças sem-teto, já que atualmente sua organização Second Wind Village se concentra apenas em homens.

Por outro lado, Guidi sabe que seu projeto não resolve todos os problemas dos moradores que moram nas casas, por isso mantém contato direto com as autoridades de Nova York para oferecer atendimento psicológico, apoio familiar e capacitação para que possam obter um trabalho.

No entanto, esta iniciativa teve um grande impacto na vida dos homens, pois eles receberam uma nova oportunidade da qual esperam seguir em frente com o apoio incondicional de Carmen Guidi e sua organização Second Wind Village.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos> Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.