Em 2018, Roy Austin viajou para a África Oriental para visitar cinco países e testemunhar a bela vida selvagem da região. Quando voltou para casa, nos Estados Unidos, sua vida havia mudado completamente, e não foi por causa do safári.

Sua viagem incluiu experiências culturais em cada um dos países, que ele disse que “não o interessavam” na época. Mesmo assim, ele acompanhou e acabou conhecendo moradores do Quênia, que o ensinaram sobre seu sistema educacional. Foi quando Roy percebeu que queria fazer algo para retribuir!

Enquanto ele estava em uma área rural do Quênia, ele conheceu alguns alunos da Escola Primária e Secundária Amboseli. Eles explicaram que o governo não constrói escolas para eles; simplesmente fornece os livros e professores necessários. Para ter uma construção real, cada comunidade deve construí-la sozinha ou levantar dinheiro suficiente para pagar o projeto.

Mais tarde, outra pessoa na viagem com Roy perguntou a um professor se Amboseli tinha uma biblioteca. Ele disse que não, mas que todos adorariam ter um. Foi então que Roy percebeu que poderia fazer a diferença – enviando livros para eles!

Quando chegou em casa, ele criou uma organização sem fins lucrativos chamada Bibliotecas para Crianças. A missão deles é comprar e enviar livros para esses alunos que estão “famintos por conhecimento”. Eles fazem isso por meio da coleta de doações em dinheiro e de livros, todas destinadas à construção de bibliotecas escolares em áreas rurais do Quênia e da Tanzânia. E, claro, para as crianças do Amboseli!

Quando Roy começou a organização sem fins lucrativos, muitas pessoas disseram que isso não poderia ser feito por causa dos custos e do difícil processo de envio de itens para o exterior. Mas isso não o deteve nem um pouco!

“Todo projeto que vale a pena terá problemas e obstáculos”, escreveu ele. “Se você se concentrar nos problemas, nunca vai começar. Por outro lado, se você se concentrar no objetivo e resolver os problemas à medida que surgem, quase tudo é possível.”

Hoje em dia, a organização está crescendo continuamente e está trabalhando arduamente para fornecer uma variedade de livros para alunos que veem o valor deles. Na verdade, desde que começaram, eles enviaram mais de 1.000 livros para 11 escolas diferentes!

Que maneira maravilhosa de promover a alfabetização e abrir portas para essas crianças, não acha?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução/Facebook.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.