Você tem uma esposa resmungona em casa, eu sei! Ela implica porque você deixa a toalha molhada em cima da cama, porque você não abaixou a tampa do vaso sanitário, porque você não lavou a louça direito, porque você ainda não consertou o encanamento da pia da cozinha, porque você ainda não tirou o lixo, e mais uma infinidade de coisas. Mas o que você precisa saber agora é que ser casado com uma mulher resmungona, aumenta suas chances de ser mais feliz e saudável, pelo menos de acordo com um estudo realizado pela Universidade de Michigan.

O estudo, realizado com 1.228 casais durante cinco anos, concluiu que homens que possuem esposas irritantes são mais saudáveis do que aqueles que possuem mulheres “boazinhas”. A explicação é que, mulheres que repreendem regulam o comportamento de seus maridos com relação à saúde.

Foto: Pexels.

No início do levantamento, os voluntários tinham entre 57 e 85 anos, e 389 deles tinham diabetes no final do estudo. Assim foi analisado o papel que a qualidade do relacionamento tinha no risco de contrair diabetes. Porém foi encontrado diferenças importantes, de acordo com o gênero.

“A descoberta mais surpreendente foi que, para os homens, o aumento na característica supostamente negativa do casamento diminuiu o risco de desenvolver diabetes e aumentou as chances de tratar a doença assim que ela apareceu”, disse o especialista. Diabetes requer controles constantes e as mulheres repreendem seus maridos a se submeter a eles, o que causou tensão no casal, mas melhorou a saúde dos homens.

Mas parece que o mesmo não acontece com as mulheres: “Para as mulheres, um bom casamento estava ligado a um risco menor de ter diabetes cinco anos depois. Elas são mais sensíveis do que os homens à qualidade dos relacionamentos e têm maior probabilidade de experimentar uma melhora em sua saúde graças a uma relação de boa qualidade”, disse ele.

Então, meu amigo, se a sua mulher está, neste exato momento, resmungando enquanto você lê este texto, olhe para ela, sorria e agradeça!

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: MSN.
Imagem destacada: Reprodução/ Blasting News.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.