Hospital no Rio de Janeiro identifica caso de doença muito rara, com menos de 200 casos no mundo

Médicos do Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF), localizado no Rio de Janeiro, diagnosticaram um caso raro de divertículo gigante do cólon (DGC), uma doença documentada em menos de 200 ocorrências em todo o mundo desde sua descoberta em 1946, há 78 anos. O paciente, um homem de 62 anos, foi submetido a uma intervenção cirúrgica na unidade e encontra-se em bom estado de saúde.

A descoberta foi apresentada durante o 17° Congresso Europeu Colorretal, ocorrido em dezembro na Suíça, e posteriormente publicada na revista científica European Surgery — Acta Chirurgica Austriaca. O fato de o estudo ter sido divulgado nesse congresso altamente respeitado ressalta sua relevância, conforme destacado pelo cirurgião do HMSF responsável pelo caso, Alexandre Fiuza, um dos autores do trabalho.

O divertículo gigante do cólon é caracterizado por uma bolsa em formato de balão que se projeta em diferentes partes do trato gastrointestinal, sendo mais comum na parede do intestino grosso. Normalmente, os divertículos medem até 4 cm, mas alguns casos raros, conhecidos como divertículos gigantes do cólon, ultrapassam esse tamanho, atingindo em média 9 cm. O crescimento excessivo dessas bolsas, cujas causas ainda não são totalmente compreendidas, geralmente provoca dor abdominal intensa, exigindo intervenção cirúrgica.

O paciente atendido no hospital carioca procurou a emergência com histórico de dores abdominais e perda de peso, sintomas característicos do divertículo, manifestados ao longo de dois meses. Os médicos identificaram uma massa flácida e dolorosa no lado esquerdo do abdômen, confirmada por tomografia computadorizada. A surpresa veio com o tamanho do divertículo, conforme relatou o médico Leonardo Fiuza, do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro:

“Nunca tínhamos ouvido falar em divertículo gigante. Pesquisamos e vimos que os casos eram raríssimos. Foi uma surpresa muito grande, que começou com um paciente com queixa de dor na barriga.”

A formação encontrada media 13 x 12 x 10 cm, ultrapassando até mesmo as dimensões máximas esperadas para um divertículo gigante. Os médicos realizaram uma laparotomia para abrir cirurgicamente a cavidade abdominal, confirmando a presença da massa inflamatória na parede do intestino grosso. O tratamento incluiu a ressecção do divertículo, uma colectomia segmentar (remoção de parte do intestino grosso) e uma anastomose primária para restabelecer a continuidade do intestino na área removida. A recuperação pós-operatória transcorreu sem complicações, e o paciente recebeu alta no quarto dia.

“Ficamos muito orgulhosos pelo fato de o Hospital Salgado Filho ser representado na Suíça, com um trabalho superinteressante sobre um caso tão raro. Também ficamos muito felizes por termos cuidado desse paciente e conseguido liberá-lo para casa, para que ele viva com saúde junto com a família”, celebrou Leonardo.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações do jornal O Globo.
Foto destacada: Divulgação / Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF) – Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro.