Os momentos das refeições para os pacientes do Hospital Bertioga, no litoral de São Paulo, tem sido muito mais especiais desde que foi posta em prática uma iniciativa simples, quase pueril, mas capaz de fazer toda a diferença. Os pacientes agora recebem marmitas com mensagens motivacionais e desenhos que os fazem se sentirem acolhidos e acarinhados. Uma ex-paciente chegou a levar para casa as tampas dos potes com mensagens após receber alta.

As mensagens afetuosas nas marmitas fizeram tanto sucesso que viralizaram nas redes sociais assim que uma ex-paciente postou uma foto das tampinhas com as mensagens carinhosas.

Paciente que recebeu alta levou as tampas para casa e publicou homenagem nas redes sociais. — Foto: Reprodução/Facebook.

Entrevistada pelo G1, a chefe de nutrição do hospital, Talita Brito, contou que a ação teve início quando os copeiros passaram a levar bilhetes para os pacientes que aparentavam estar tristes. “Eles mandavam bilhetes com corações e palavras para confortar os pacientes. Reparamos que tinha um feedback positivo e decidimos expandir.”

“O paciente não é só um paciente. Tem alguém esperando por ele, querendo ele bem. Eu sempre digo aos profissionais: ‘Não sirvam nada que vocês não gostariam de comer, pensem que vocês estão cuidando de um ente querido de vocês’. Minha equipe abraçou minha forma de trabalhar”, conta.

Marmitas são entregues para pacientes com mensagens motivacionais em Bertioga. — Foto: Talita Brito.

As principais refeições dos pacientes da enfermaria geral vem acompanhadas dos recados escritos nas tampas. “Tem paciente que leva as tampas para casa. Eles gostam do tratamento, porque melhora o dia deles e, assim, os incentivamos a comer também”, relata Talita.

Uma das pacientes que levou as tampas decoradas com as mensagens foi a cozinheira Jane Souza, de 48 anos, que ficou internada por duas semanas devido a um quadro de pressão alta em dezembro do ano passado. “Tiveram momentos em que eu estava muito pra baixo, longe da família, internada no hospital. Me sentindo péssima. Os profissionais chegavam de manhã com essa gentileza e me botavam pra cima”, conta.

“Tiveram um cuidado tão imenso nos primeiros momentos em que eu fui internada que me senti acolhida, muito bem cuidada. Tenho muita gratidão por todos eles”, conta Jane. Ela levou as tampas para casa e publicou, em suas redes sociais, um texto de agradecimento aos profissionais da unidade de saúde.

Marmitas são servidas com mensagens motivacionais a pacientes internados. — Foto: Talita Brito.

Humanização

A chefe de nutrição explica que a humanização é complementada com atendimento personalizado. “Nós também temos cardápios especiais para cada paciente, de acordo com o que cada um mais gosta de comer”, conta. “Também perguntamos como está o dia do internado, chamamos pelo nome, damos bom dia. Tratamos como parte da família”, finaliza.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada: Talita Brito.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.