Influenciadora viraliza ao se mostrar pegando comida no lixo dos Estados Unidos

A influenciadora Renata Myrelli, de 32 anos, tem feito o maior sucesso nas redes sociais desde que passou a exibir sua rotina de revirar o lixo alheio para encontrar comida, itens de higiene e até eletrônicos – ainda na caixa e funcionando. Ela vive com o marido nos Estados Unidos desde 2017, mas foi só em fevereiro deste ano que ela começou a fazer o dumpster diving, como é chamada a prática de vasculhar o lixo alheio.

Praticando o dumpster diving há cerca de 10 meses, Renata diz que hoje 80% do que ela e o marido consomem vem do lixo, e com isso, eles passaram a economizar US$ 320 (R$ 1.663,40) nas compras do mês.

A influenciadora disse que teve a ideia de revirar o lixo alheio após ver vídeos de outros youtubers. Ela revelou ainda que no início tinha receio do que poderia acontecer. “A gente tem a falsa sensação de que está pegando uma coisa de outra pessoa, fazendo a coisa errada. Não estou no meu país, então tive certo receio, medo de alguém chegar e falar alguma coisa”, relatou a influencer ao Splash.

Na primeira “caçada”, Renata encontrou meias, achocolatado, refrigerantes e 45 embalagens – em formato de bengala – com chocolate dentro. Ela também achou um secador de cabelo na caixa que, após chegar em casa, constatou que estava funcionando.

“Fiquei chocada. Nunca imaginei que houvesse tanto desperdício.”

Renata usa luvas para mexer no lixo e adota alguns critérios no momento de escolher o que pegar. Ela dá preferência para pegar carne no inverno e evita as peças que estejam com aparência ou com cheiro estranhos. A influenciadora também não retira do lixo produtos com embalagens rasgadas ou furadas, devido ao risco de contaminação.

Quando encontra frutas, ela escolhe aquelas com melhor aparência. Em muitos vídeos, a influencer aparece pegando diversas caixas de morangos que, devido à quantidade, acabam sendo congeladas e consumidas futuramente. “Já cheguei a congelar cinco pacotes de frutas.”

Renata também checa a validade dos produtos ali mesmo ao lado das caçambas de lixo. Aquilo que já está vencido, ela não leva para casa.

A influencer diz ter engordado 2 quilos desde que começou a fazer dumpster diving devido à quantidade de doces e outros industrializados que encontrava. Por conta disso, ela também deixou de pegar esses itens.

Renata revira lixos apenas os finais de semana, quando as lojas já estão fechadas, entre o final da noite e começo da madrugada. “Tem funcionário que não gosta (de quem faça dumpster diving) e já teve vezes que me pediram para sair. Então eu vou quando tem menos movimento no local.”

Depois de coletar os itens no lixo, ela os higieniza. “Eu faço uma solução de bicarbonato e vinagre e mergulho as frutas. E lavo as embalagens (de carne, por exemplo) com água sanitária e sabão”, conta Renata. Devido à grande quantidade de carne que encontra, a influenciadora comprou uma segunda geladeira para guardar as peças e consumir depois — ela já fez até um churrasco com o que encontrou nos dumpsters.

A influencer acredita que, no caso das carnes, o desperdício pode estar relacionado a problemas na refrigeração, que estariam em desconformidade com as leis americanas.

***
Redação Conti Outra, com informações do UOL.
Foto destacada: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.