Usando inteligência artificial (IA), pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) e do Hospital Geral de Massachusetts desenvolveram um modelo para prever o câncer de mama até cinco anos antes de aparecer.

Os pesquisadores testaram a tecnologia com dados de 2009 a 2012 de 90.000 mamografias de mais de 6.000 pacientes no Hospital Geral de Massachusetts. O sistema de inteligência artificial conseguiu detectar padrões sutis que não podiam ser identificados pelos seres humanos nos tecidos mamários, conseguindo colocar as possibilidades de desenvolvimento do câncer em primeiro lugar.

psicologiasdobrasil.com.br - Inteligência artificial jé é capaz de prever câncer de mama cinco anos antes de apresentar sintomas

A inteligência artificial previu 31% dos casos de pacientes de alto risco, o que é uma melhoria significativa na prevenção de doenças, pois as técnicas tradicionais anteriores podiam prever apenas 18% desses casos.

Os métodos acima foram criados com base em dados de mulheres brancas, e um estudo publicado no Journal of Women’s Health mostrou que a eficácia dos testes preventivos deixou de fora a população afro-americana e hispânica.

Por outro lado, agora o modelo criado pela IA também foi testado em mulheres afro-americanas e pode ser mais acessível, embora os testes ainda precisem ser feitos em mulheres de outras etnias. A tecnologia também permitiu conhecer os riscos individuais de cada paciente, informações que podem ser usadas para personalizar programas de prevenção.

Além disso, a mamografia tradicional ainda é baseada na faixa etária e na triagem recomendada a partir dos 45 anos. Com o novo método, isso pode mudar: os pesquisadores dizem que a descoberta pode permitir que mamografias sejam usadas no futuro para identificar outros problemas de saúde, como doenças cardiovasculares e outros tipos de câncer.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Imagens: Reprodução.