Esse evento incrível ocorreu em São Paulo, quando os irmãos Gustavo, de 18 anos, e Paloma, de 19, foram operados com sucesso após receberem, quase como um milagre, a confirmação de dois doadores compatíveis para a realização de transplantes cardíacos com apenas 48 horas de intervalo.

Infelizmente, Gustavo, Paloma e seu irmão mais novo (que tinha 15 anos quando faleceu), sofrem de uma doença cardíaca genética chamada doença de Danon, que coloca os nascidos com essa condição em risco de óbito, como explica o médico Marcello Felício, coordenador do programa de transplante cardíaco do Hospital das Clínicas de Botucatu.

“Essa doença atinge o coração, causando uma hipertrofia do músculo cardíaco. O músculo torna-se mais espesso e, em alguns casos, o coração também pode dilatar. Está associada a arritmias cardíacas graves e muitos pacientes também vir a óbito”.

Após a morte do filho mais novo, Noelia Rodrigues de Souza, mãe dos jovens, estava passando por um momento muito difícil ao ver o risco potencial que seus outros dois filhos apresentavam. No entanto, Noeli não conseguiu conter sua felicidade ao saber que seus dois filhos deveriam receber transplantes de coração em 48 horas.

Foi assim que na sexta-feira, 9 de abril de 2021, receberam a designação de um coração compatível para Gustavo e dois dias depois, no domingo, 11 de abril, receberam a notícia de um coração compatível para Paloma. Depois de realizar as operações correspondentes, Noeli, seus filhos e os médicos ficaram realmente surpresos com o ocorrido e em entrevista a mãe dos jovens mencionou a respeito:

“Como eu tive um falecimento em casa, fiquei com muito medo de ver mais dois, então esse milagre que aconteceu nesses sete dias foi tremendo para mim. Até os médicos ficaram surpresos com o que aconteceu. No meio de uma pandemia apareceram dois corações para dois irmãos … foi muito bom, não me canso de agradecer às famílias que doaram meus filhos porque o que fizeram é maravilhoso. Agradeço muito, do fundo do coração”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.