Japonês mergulha há 11 anos à procura do corpo de esposa desaparecida no tsunami

Yasuo Takamatsu, de 65 anos, viu pela última vez a sua esposa, Yuko, no ano 2011, antes de um tsunami devastar o Leste do Japão. Passados 11 anos desde a tragédia, ele ainda mergulha toda semana na esperança de encontrar o corpo da amada, em Onagawa.

De acordo com o jornal Asahi Shimbun, ao menos uma vez por semana Yasuo mergulha a uma profundidade de 30 metros, à procura de pistas que possam levá-lo a descobrir o paradeiro de sua amada Yuko.

O tsunami que assolou a costa leste do Japão em 11 de março de 2011 surgiu como consequência de um terremoto de magnitude 9,1. As maiores ondas superaram os 10 metros de altura, inundando uma área de 561 quilômetros quadrados.

Yasuo, que obteve uma licença de mergulho em 2013 após dois anos de buscas, revelou à Associated Press em 2021 os motivos pelos quais repete os mergulhos na região há tanto tempo.

psicologiasdobrasil.com.br - Japonês mergulha há 11 anos à procura do corpo de esposa desaparecida no tsunami

“É muito cedo para minha família desistir. Continuarei procurando por pistas sobre a minha esposa”, disse.

Yasuo e Yuko se conheciam havia 30 anos. Eles se viram pela primeira vez em uma cerimônia de casamento. Segundo ele, a mulher se sentiu atraída por seu sorriso gentil e eles rapidamente ficaram amigos, se casaram e tiveram dois filhos.

Depois de se aposentar da Força Aérea de Autodefesa do Japão, em 2010, Yasuo ficava em casa em Onagawa e todos os dias levava Yuko ao trabalho, em um banco.

No dia em que ocorreu o terremoto, ele recebeu uma mensagem de Yuko no seu celular. “Você está bem? Eu quero ir para casa”, dizia o texto. Ao visualizar a mensagem dela, Yasuo sentiu um imenso alívio, acreditando que Yuko conseguiria fugir para um terreno mais alto.

No entanto, YUko nunca mais foi vista. No dia seguinte, um conhecido relatou que viu funcionários sendo arrastados pelo tsunami do telhado da filial.

Desde então, Yasuo se dedica a procurar sua esposa semanalmente e diz que continuará as buscas enquanto seu corpo ainda “conseguir se mexer”.

Embora o celular de Yuko tenha sido recuperado depois da tragédia, o corpo da amada esposa de Yasuo segue sem ser encontrado.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações do UOL.
Fotos: Reprodução/Twitter.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.