A pandemia gerou uma onda de desemprego em todo o mundo, e uma das profissões mais afetadas tem sido a de professores substitutos, já que com o fechamento das escolas, esse grupo de profissionais tem cada vez menos oportunidades de trabalho desde o início de 2020.

Um exemplo disso ocorreu com José Villarruel, um professor substituto de 77 anos que tem origem mexicana e reside nos Estados Unidos. Por muito tempo ele trabalhou em várias escolas, porém nos últimos anos teve que morar em seu carro devido ao agravamento das suas dificuldades ecfinanceiras, principalmente depois da pandemia.

Em entrevista à KCBS, José explicou sobre sua situação: “Com a renda que tenho, não posso sustentar minha família, minha família estendida no México e alugar um apartamento aqui ao mesmo tempo.” Por esse motivo, o professor morava em seu carro, um Ford Thunderbird 97, há vários anos.

Felizmente, tudo mudou quando um ex-aluno de José, chamado Steven Nava, percebeu que o professor estava morando em seu carro e decidiu fazer algo para ajudá-lo, como ele explicou em entrevista à KCBS: “Todos os dias ele saía para trabalhar 5:00 da manhã e eu o vi verificando o porta-malas de seu carro. Eu apenas senti a necessidade de fazer algo sobre isso.” Desta forma, Steven decidiu fazer uma campanha de arrecadação de fundos através do GoFundMe para ajudar seu ex-professor.

Steven relatou na página de doações sobre a situação de José: “O professor Villarruel foi um grande educador e um professor substituto divertido e útil no Distrito Escolar Unificado de Fontana e tem lutado para se recuperar após a pandemia e, apesar disso, vive em seu carro apesar do clima brutal e das difíceis condições de vida. Esta campanha de arrecadação de fundos tem como objetivo ajudá-lo financeiramente para que ele volte a ter uma vida normal. Qualquer ajuda é bem-vinda. Que Deus te abençoe”.

A campanha de Steven alcançou muitas pessoas e em apenas seis dias, ele conseguiu levantar $ 27.000 dólares que mais tarde deu em cheque para seu amado ex-professor, que não pôde acreditar no que estava acontecenddo. “Eu sou ainda tentando processar essa experiência. É extraordinário e totalmente inesperado”, disse o professor.
A surpresa foi ainda mais especial porque a entrega do cheque coincidiu com os 77 anos de José.

Por fim, Steven agradeceu o apoio de todos que o ajudaram na arrecadação de fundos e espera inspirar mais pessoas a ajudar os professores, se possível, e comentou que “Não valorizamos os professores o suficiente e isso é algo que todos devemos mudar”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.