Verena Paccola tem apenas 22 anos, mas já ostenta em seu currículo uma grande conquista. Ela foi premiada depois de descobrir 25 asteroides enquanto participava de um projeto da Nasa, a agência espacial dos Estados Unidos. Um dos corpos, de acordo com ela, pode se chocar com a Terra.

Trata-se de um asteroide batizado como fraco. Ele se movimenta na órbita de forma mais devagar. O seu tamanho e a possível data de colisão, no entanto, ainda estão em estudo nos Estados Unidos.

“Eu ainda não tive tempo de analisar qual dos 25 que é o asteroide fraco, que tem uma órbita diferente do resto. Mas quando eu analisar isso, vai dar para fazer sim o diâmetro, provavelmente, e ter uma ideia da órbita. É porque para definir essas coisas são várias observações no decorrer dos anos, de diferentes partes da Terra, para definir mais coisas dos asteroides”, disse a estudante ao g1.

A brasileira, que cursa o segundo ano de medicina da USP em Ribeirão Preto (SP), falou ao g1 sobre a semelhança da sua história com a da personagem Kate Dibiasky, do filme “Não olhe para cima” (2021), da Netflix. No trama da produção de Hollywood, a personagem luta para alertar as autoridades após a descoberta. Na vida real, o caso já é conhecido e é acompanhado.

“As referências científicas no filme estão muito boas. Eles mostram o mesmo programa que eu usei para achar os asteroides. Falam do centro de Harvard e tudo mais”, disse ela estudante, que agora tem o sonho de conhecer a Nasa.

Verena foi premiada em Brasília em dezembro de 2021. Ela recebeu um troféu do coordenador do programa “Caça Asteroides”, da Nasa, e do ministro Marcos Pontes, da Ciência, Tecnologia e Inovações.

“Nunca que eu ia imaginar uma coisa dessas acontecendo na minha vida. Mesmo quando eu estava fazendo o treinamento, quando eu estava procurando, a gente nunca acha que vai dar certo assim do jeito que deu, ainda mais com esse asteroide importante. É muito mais do que eu imaginava”, contou.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Fotos:

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.