Depois de muito se dedicar aos estudos, Arthur Ataide Ferreira Garcia, de 18 anos, foi aprovado no vestibular de medicina de uma universidade no Guarujá, no litoral de São Paulo. O jovem, que é autista, revelou ao g1 que desde o Ensino Fundamental, estudava sete horas por dia para driblar as dificuldades de aatenção e no aprendizado.

Sabendo que é comum alguns vestibulares não darem a devida atenção à inclusão, Arthur se preparou para o ambiente da prova. “As perguntas dependem muito de concentração, às vezes não são diretas. Fora as sobrecargas sensoriais que você é exposto no dia da prova, como a intensidade da luz da sala, o barulho de fora do prédio. Mas fui estudando e tentando simular a experiência do vestibular no meu quarto, para me adaptar um pouco melhor”, revelou o estudante.

Arthur conta que ficou tão surpreso com o resultado da prova que à princípio achou que havia algo errado. “Mas depois de um tempo, vi que fazia sentido. Era o resultado de todo esforço que tive até aqui. Fiquei eufórico, contei para os meus pais. Um dos momentos que mais me senti realizado. Tenho potencial para ser psiquiatra e mudar essa área por dentro”.

O intuito de Arthur é seguir a carreira de psiquiatra para “tornar mais acessível para as pessoas autistas o direito de elas receberem seu diagnóstico, que é o que nos garante os nossos direitos”.

Como paciente com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), Arthur sente falta de preparação sobre essa condição em muitos profissionais de psiquiatria, que às vezes tem uma visão preconceituosa e estigmatizada sobre o Autismo. “Isso fez com que eu percebesse que alguém precisa mudar isso. Alguém precisa tornar mais acessível para as pessoas autistas o direito de elas receberem seu diagnóstico. É o diagnóstico que nos garante nossos direitos às terapias, às plataformas e a medidas de inclusão, que nos dão o direito de reivindicar ferramentas de acessibilidade para que a gente possa frequenta qualquer tipo de meio.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Tribuna de Jundiaí.
Foto destacada: Divulgação.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.