Dysmus Kisilu é um jovem originário do Quênia que, junto com uma equipe de jovens profissionais, decidiu fundar uma empresa chamada Solar Freeze, focada no desenvolvimento de um sistema inovador para ajudar os pequenos agricultores a administrar com eficácia suas produções após a colheita.

Através de seu site, Dysmus explicou que muitos jovens em países africanos crescem vendo seus pais e avós trabalharem duro em suas fazendas e pomares por muito tempo, mas infelizmente uma grande porcentagem da produção que eles colhem acaba indo para o lixo, já que aquele pequeno os produtores rurais não possuem unidades frigoríficas, ou transporte adequado, devido aos altos custos para adquiri-las, além dos custos de instalação e manutenção.

Diante desse inconveniente, Dysmus explicou que em conjunto com sua equipe projetaram seu sistema Solar Freeze com uma “abordagem holística do armazenamento ao transporte e venda de produtos por meio do uso de energia renovável desde o portão da fazenda por meio de câmeras. Refrigeradores móveis com energia solar, para o transporte de produtos frescos por meio de caminhões eficientes do ponto de vista energético ”.

Desta forma, o sistema ajuda os agricultores e o consumidor final “que inclui principalmente os clientes da base da pirâmide em cidades que se beneficiarão com a redução dos preços dos alimentos e melhor nutrição”.

Além disso, Dysmus mencionou que Solar Freeze oferece uma solução de resfriamento conveniente e acessível para atender às necessidades de pequenos agricultores na África, fornecendo instalações de armazenamento refrigerado móveis, usando energia solar, para armazenar suas colheitas.

Por outro lado, o Solar Freeze também oferece um serviço em que o agricultor pode buscar um refrigerador próximo à sua propriedade, por meio de um aplicativo móvel desenvolvido por eles, ou pode enviar uma mensagem de texto para a empresa informando a localização do refrigerador solar mais próximo.

Dessa forma, o Solar Freeze está facilitando todo o processo de armazenamento para evitar o desperdício de safras e também fornece os meios de transporte da cadeia de frio até o ponto de venda. Graças a este projeto maravilhoso, o Solar Freeze recebeu o Prêmio de Progresso da Fundação Bill e Melinda Gates por seu trabalho árduo na prevenção do desperdício de alimentos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.