Inspirada na batalha de sua mãe contra o câncer, Judit Giró Benet, uma espanhola de 23 anos de Tarragona, criou o primeiro aparelho do mundo para realizar testes de detecção de câncer de mama em casa, com o objetivo de facilitar a detecção precoce da doença.

Infelizmente, muitas pessoas no mundo não têm convênio médico ou consideram que os exames e mamografias anuais para detecção do câncer de mama são muito caros, por isso preferem não se submeter ao exeme, e por isso é muito comum que, quando se diagnostica a doença, o câncer já está mais avançado, dificultando o tratamento e as chances de cura.

Ciente da importância da detecção precoce, Judit inventou o ‘The Blue Box’, um dispositivo biomédico para teste de câncer de mama, que é muito fácil de usar em casa, uma vez que só tira uma amostra de urina e, graças ao algoritmo de inteligência artificial para detectar precocemente sinais de câncer de mama, o aparelho dá o resultado por meio de um aplicativo.

Em entrevista à Scary Mom, Judit comentou sobre o funcionamento de seu dispositivo: ao criar um perfil no The Blue App, o usuário coleta uma amostra de urina em um recipiente de plástico e a coloca dentro do dispositivo e, ao apertar start no aplicativo, Sensores químicos dentro da caixa azul reage a certos biomarcadores específicos do câncer de mama. “O sinal capturado será enviado da Caixa Azul para a nuvem, onde nosso algoritmo de inteligência artificial é executado. Assim que nosso algoritmo chegar a um diagnóstico, ele será enviado de volta para o telefone do usuário e exibido no aplicativo.”

Desta forma, Judit busca facilitar a detecção precoce desta doença com incrível potencial para ajudar a salvar muitas vidas. Assim que ela receber a aprovação do FDA, ela planeja vender os dispositivos online a um custo de US $ 60. Judit também mencionou que: “Todas as mulheres de uma mesma casa podem usar a Caixa Azul com a freqüência e conveniência que desejarem.”

Por fim, Judit comentou que “The Blue Box é uma mudança na forma como a sociedade luta contra o câncer de mama. Ao contrário do atual procedimento de rotina doloroso e inconveniente que muitas vezes leva à ansiedade, The Blue Box permite que as mulheres se autoexaminem em casa.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.