Jovem que sustentava a família trabalhando como pedreiro ganhou bolsa para ser arquiteto.

Algumas pessoas perseguem seus sonhos desde muito jovens e têm seus objetivos claros desde cedo. Apesar das adversidades que podem surgir ao longo do caminho, eles farão o melhor para superar cada barreira.

Um exemplo perfeito disso é Ariel Flores, um jovem humilde que vive no assentamento Campo El Molino, em El Challao, Mendoza, Argentina, junto de suas 5 irmãs. Devido às dficuldades financeiras que sua família vive, ele se dedicou a trabalhar como pedreiro, como relatou ao jornal local Los Andes.

No entanto, Ariel sonha em ser arquiteto, e parece que isso está cada vez mais perto de se tornar realidade. Graças à sua habilidade na área de construção, ele conquistou um cargo na Escola de Arquitetos Manuel Víctor Civit, da Universidad de Congreso, mas também está trabalhando em um canteiro de obras no bairro Mendoza Norte.

psicologiasdobrasil.com.br - Jovem que sustentava a família trabalhando como pedreiro ganhou bolsa para ser arquiteto.

Ariel vem de um contexto familiar com muitas dificuldades. Desde que era muito jovem, ele teve de lidar com dificuldades financeiras. Sua mãe era é vendedora de rua e seu pai se aposentou do trabalho de alvenaria devido a problemas de saúde.

“Meu pai me ensinou o ofício ao qual se dedicou até que uma hérnia de disco o obrigou a parar de trabahar”, disse.

psicologiasdobrasil.com.br - Jovem que sustentava a família trabalhando como pedreiro ganhou bolsa para ser arquiteto.

Mas nada disso foi um impedimento para tirar boas notas e ele se formou com louvor na escola. A experiência de vida o moldou como um jovem com grande desejo de vencer.

“Meus pais sempre me ensinaram a priorizar o estudo, algo que eles não puderam fazer, mas eu vou. Tenho em mente outra vida muito melhor”, disse ao Los Andes.

E parece que a paixão pela arquitetura se manifesta desde muito jovem, talvez sem perceber. “Eu assistia aos desenhos animados na televisão e os copiava com lápis e papel. Eu também fazia cartoons, ficava o dia todo desenhando”, lembrou.

psicologiasdobrasil.com.br - Jovem que sustentava a família trabalhando como pedreiro ganhou bolsa para ser arquiteto.

“Agora que vou para a escola técnica, o desenho técnico passou a ser a minha paixão, gosto cada dia mais”, acrescentou. O jovem vai conciliar o seu trabalho como pedreiro com os estudos.

Mas a boa notícia para ele não termina aí, pois o corpo docente de Arquitetura da universidade, por meio de seu reitor, decidiu conceder uma bolsa de estudos para toda a carreira a Ariel, devido à delicada situação econômica do país.

***
Detaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Los Andes.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.