Clare Tawell é uma mulher originária do Reino Unido e decidiu abrir uma organização sem fins lucrativos chamada Bright Ears UK, na qual ela se especializou em modificar bonecas “tradicionais” para criar novas bonecas feitas à mão que apresentassem problemas médicos como forma de inclusão.

A inspiração de Clare veio quando ela não conseguiu encontrar uma boneca para sua filha Matilda, de 4 anos, que é surda.

Em entrevista ao médium Today, ele comentou sobre o assunto “Fiquei muito desanimado quando não consegui encontrar uma boneca ou qualquer brinquedo com aparelho auditivo. Senti que a sociedade não o considerava importante e, portanto, não deveria ser ‘reconhecido’.

E foi assim que ele decidiu começar e fazer as bonecas à mão para que as crianças com deficiência possam brincar com bonecas que sejam como elas e se sintam aceitas.

Além disso, é uma boa maneira de empoderar as crianças, promovendo a inclusão.

Algumas modificações nas tradicionais bonecas que Clare faz: bebês com aparelhos auditivos, tubos de alimentação, lábio leporino, macrostomia fenda, bomba de insulina, cânula nasal de oxigênio, entre outros.

Clare já vendeu mais de 2.000 bonecas e seu sonho é que qualquer criança com uma condição médica possa encontrar bonecas como a Bright Ears UK em lojas de brinquedos ao lado de brinquedos normais, para que não se sintam diferentes das outras.

Esta iniciativa tem ajudado muito outras famílias com crianças com problemas de saúde e é também uma excelente oportunidade para escolas e jardins de infância ensinarem às crianças a importância da inclusão.

Ela também fez algumas modificações especiais em figuras e personagens de desenhos animados.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.