Muitas pessoas sobrevivem sem dinheiro no bolso. Acontece em cada esquina, em cada cidade e em cada país. Porém, apesar das dificuldades, muitos enfrentam e superam os problemas. Não se trata de romantizar a falta de recursos, mas de destacar esses guerreiros anônimos.

Vanesa Canelo, a protagonista desta história, passou há pouco tempo por momentos muito difíceis. A mãe de quatro filhos ficou sem dinheiro para continuar pagando o aluguel e viu seu mundo desmoronou. Foi então que decidiu construir sua própria casa.

Diversos meios de comunicação da Argentina, país de Vanessa, fizeram ecoar sua história de superação frente aà crise que arriscava a subsistência de sua família.

Quando se viu sem dinheiro, Vanessa não se permitiu desmoronar. Ele teve que se recuperar rapidamente e encontrar uma solução para evitar que seus filhos pequenos sofressem o impacto da crose

Como seus pais haviam herdado um terreno baldio, Vanessa entendeu que essa era a oportunidade de construir sua casa naquele terreno.

O terreno fica no bairro Liceo Tercera, onde os vizinhos se surpreenderam ao ver Vanessacarregando ferramentas e materiais de construção. Pouco a pouco, ela foi construindo suas paredes.

A quantia de dinheiro que tinha, lhe garantia um teto por ao menos algumas semanas, mas ela tinha que se mudar o mais rápido possível.

“Levante isso e tive a ajuda de algumas pessoas que vieram me dar uma mão. Meu objetivo é ter meus filhos aqui. É por isso que queremos vir à nossa casa o mais rápido possível. Queremos terminar logo porque meus filhos sofrem muito com o resfriado, inclusive uma das meninas é asmática.

Vanesa já tinha alguma experiência no ramo da alvenaria e sempre gostou da prática. Então ela foi pedindo conselhos, testando e construindo. Ela também recebeu ajuda, inclusive seus filhos lhe deram uma mão.

Sua nova casa está tomando forma, mas conforme o trabalho avança, o tempo avança. É por isso que procura terminar o mais rápido possível.

Seu esforço, dedicação e trabalho com certeza são dignos de muitos aplausos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Arquivo pessoal Vanesa Canelo.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.