Alguns pais se preocupam em fazer com que os filhos aprendam desde pequenos que eles têm responsabilidades e que devem ajudar nas coisas da casa, como a limpeza e a ordem. Por outro lado, há quem defenda que, na infância, as crianças deveriam se preocupar mais em brincar, estudar e aproveitar esses anos de sua vida que não voltam.

A cozinheira, influencer e apresentadora de televisão do Reino Unido Nadiya Hussain pertence ao primeiro grupo, os que fazem questão de educar ensinando responsabilidade. Ela tem três filhos, Musa, de 14 anos, Dawud, de 13, e Maryam, de 10.

Em entrevista ao Daily Mail, a cozinheira garantiu que se recusa a pagar para que alguém faça a limpeza de sua casa, por isso manda seus três filhos cuidarem dos afazeres.

Devemos lembrar que, como resultado da pandemia, milhões de famílias no mundo tiveram que viver juntas, razão pela qual também tiveram que dividir o trabalho doméstico, que muitas vezes pode ser bastante tedioso.

De acordo com Nadiya, ela quer que seus filhos aprendam a ter um senso de “autossuficiência” e a entender “que a casa não se limpa sozinha”. Assim, todos os domingos, ele os faz limpar a casa inteira por três horas.

“Não posso fingir que eles gostam de limpar, mas me recuso a chamar alguém para fazer a limpeza, não estou disposta a pagar a ninguém para fazer isso, e eles têm que aprender que a casa não se limpa sozinha”, explicou a influenciadora.

Entre essas funções estão lavar roupa, cozinhar, passar o aspirador nos quartos e até passar as camisas. A cozinheira confessou que ela mesma não passava a ferro há anos.

Além disso, ela explicou que o envolvimento das crianças nessas atividades é positivo para o seu desenvolvimento e incentiva o seu sentido de responsabilidade desde tenra idade. Embora as crianças possam não estar tão felizes com as tarefas, a cozinheira disse que elas ainda se animam, pois usam uma playlist que as acompanha enquanto cuidam da casa.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Reprodução/Instagram – @nadiyajhussain

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.