Uma mãe fez um relato preocupante nas redes sociais no último domingo (26). Segundo Kristin Livdahl, a Alexa, assistente virtual da Amazon, sugeriu um desafio perigoso para sua filha de 10 anos.

“Estávamos fazendo alguns desafios de exercícios físicos como ficar deitada ou rolar segurando um sapato com os pés passados por um professor no YouTube um pouco antes. Ela queria mais um (desafio)”, relatou a mãe no Twitter.

Foi aí que o alto-falante Echo sugeriu que a menina participasse de um desafio “encontrado na internet”.

“Segundo o site ourcommunitynow.com, o desafio é simples: conecte um carregador de celular na metade do caminho a uma tomada e, em seguida, encoste uma moeda nos pinos expostos”, respondeu a Alexa.

A brincadeira, que é conhecida como “o desafio da moeda”, passou a circular no TikTok e outras redes sociais há cerca de um ano. Especialistas apontam que a prática pode ser bastante perigosa.

“Você pode perder dedos, mãos, braços”, disse Michael Clusker, responsável por um posto do Corpo de Bombeiros na cidade inglesa de Carlile ao jornal “The Press”, de Yorkshire, em 2020.

O relato da mãe rapidamente viralizou no Twitter e a Amazon passou a ser alvo de muitas críticas. Em comunicado enviado à BBC, a empresa disse que fez uma atualização na Alexa para evitar que a assistente virtual fizesse essa mesma recomendação no futuro.

“A confiança do cliente é o centro de tudo que nós fazemos e a Alexa é pensada para passar informações precisas, relevantes e úteis aos nossos consumidores”, diz o comunicado.

“Assim que soubemos desse erro, nós tomamos uma rápida ação para consertá-lo.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de IG e G1.
Foto destacada: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.