Quando as crianças se sentem confiantes, é mais provável que tenham um melhor desempenho escolar.

Mães como Brittany Starks entendem como é importante para as crianças chegar com uma roupa estilosa e um cabelo bonito ao primeiro dia de aula. Ela experimentou a pobreza durante toda a sua vida, por isso nem sempre teve os mesmos privilégios de que outras crianças desfrutavam.

Brittany atualmente tem três empregos para sustentar seus filhos, Ceniyah de 9 anos e Cayden de 7 anos de idade. A mãe solo vive de empregos temporários e por duas vezes já ficou sem ter onde morar.

Há alguns anos, ela quase perdeu a vida em um acidente de carro e se mudou para Nashville, Tennessee (EUA), para ficar mais perto da família. Todos esse desafios que enfrentou fizeram nascer dentro dela o desejo de retribuir à sua comunidade e espalhar a bondade onde pudesse.

Conforme o novo semestre letivo se aproximava este ano, Brittany percebeu que não tinha dinheiro suficiente para comprar o material escolar de seus filhos. Felizmente, um amigo surgiu em seu socorro com duas mochilas carregadas de materiais. O alívio que Brittany sentiu foi tão intenso que ela jurou ajudar outros pais que podem estar na mesma situação. Embora ela não tivesse dinheiro para oferecer, ela tem uma habilidade valiosa.

A mãe dedicada sabe como fazer tranças no cabelo, então ela usou o Facebook para oferecer seu tempo e talento a qualquer aluno que precisasse.

“Eu queria fazer algo pelos pais como eu, cujo dinheiro vai apenas para alimentar seus filhos e garantir que eles tenham um teto sobre suas cabeças”, disse Brittany à CNN. “Eu não esperava uma grande reação. Achei que talvez tivesse cinco crianças ou mais, mas não percebi o quão grande era a necessidade disso.”

Dezenas de pais agradecidos enviaram mensagens para Brittany. Cada penteado complicado leva de quatro a seis horas e normalmente custa centenas de dólares, mas Brittany faz tudo de graça. Até agora, ela trançou o cabelo de mais de 35 crianças para prepará-los para a escola!

“As histórias dos pais são muito semelhantes às minhas”, disse ela . “Ser sem-teto, lutar contra a depressão e apenas batalhar muito sendo mãe solteira.”

Brittany viaja quilômetros para fazer o cabelo das pessoas e trança em qualquer lugar que você possa imaginar, de porões de igrejas a mesas de cozinha. Alguns dias ela trança por tanto tempo que não consegue mais sentir as pontas dos dedos!

Quando a demanda se tornou muito grande, ela pediu a ajuda de outros voluntários para ajudar. Ela relutantemente iniciou uma campanha no GoFundMe para arrecadar dinheiro para custear os materiais que usa em seu ofício, e a arrecadação de fundos rapidamente ultrapassou sua meta de US $ 15.000!

Além da satisfação pessoal que Brittany tem em ajudar os outros, ela disse que a melhor parte de trançar o cabelo de uma criança é ver como um belo penteado transforma suas personalidades imediatamente.

“Eu recebi uma garota que não falava e mantinha a cabeça baixa o tempo todo. Mas quando terminamos e ela se viu no espelho, ela se mostrou uma pessoa diferente”, lembrou Brittany. “Ela pôs um sorrisão no rosto. Ela estava altiva. Fiquei muito feliz em ver o que um cabelo bonito pôde fazer pela sua autoestima.”

Mesmo depois de todos os desafios que enfrentou, Brittany só quer aliviar o fardo de outros pais que lutam para sobreviver.

“Como mãe solo que passou por muitas das mesmas lutas que esses pais, eu sei o que eles estão sentindo, e se eu puder ajudar de alguma forma, mesmo que seja apenas colocando um sorriso no rosto de seus filhos, aliviando um pouco esse fardo, eu vou fazer isso.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Inspire More.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.