Proponho, logo de cara, que você tente se lembrar de quantas festas de aniversário você já ganhou ao longo da sua vida. São inúmeras lembranças, não é mesmo? Agora imagine que existem muitas pessoas para quem o dia do aniversário sempre passou em branco. Este era o caso de Valdir do Nascimento, mais conhecido como ‘Patchô’, que nunca tinha ganhado uma festa de aniversário antes. Tudo mudou, é claro, neste ano, quando um grupo de comerciantes da Vila Maringá, em Jundiaí, soube deste detalhe da história do homem, que vive em situação de rua, e decidiu preparar uma surpresa para ele no dia ele em que completaria 57 anos.

Os comerciantes organizaram um bela festa surpresa para Patchô, com direito a bolo, bexigas e “parabéns”, fazendo da ocasião um momento memorável na vida já tão difícil do morador de rua. Além da festa, Patchô foi presenteado com dinheiro, um corte de cabelo, roupas e sapatos novos.

“Esse foi o melhor dia da minha vida. Se melhorar, estraga”, comentou Patchô em entrevista ao G1.

Homem em situação de rua ganha primeira festa de aniversário em Jundiaí — Foto: Reprodução/TV TEM

Comerciante no local há 28 anos, Amarildo Gobi conta que o morador está sempre muito presente no local e por isso resolveu organizar, junto com outros moradores, uma festinha.

“Sempre que precisamos dele, ele está aqui. Ou também se ele precisar de algo, nós ajudamos. Por isso achamos legal fazer esta ação” explica.

O comerciante Luís Raul comemora a ação, que deu certo. “Nós sempre nos juntamos e pagamos um almoço ou um jantar para ele, e hoje conseguimos nos juntar e presentear com a festa”, conta.

Valdir, o Patchô, afirma que está há 40 anos nas ruas, mas que são atitudes como essas que fazem valer a pena ter amigos.

“Não tem como ficar triste né? Pois quem ri sempre vive mais. Mesmo morando na calçada e sem família, ainda sou feliz”, comenta o morador de rua.

Valdir de Nascimento é morador de rua e conta que nunca teve festa de aniversário — Foto: Reprodução/TV TEM

Esta história nos mostra o quanto é fácil trazer alegria para a vida de alguém que costuma viver dias tão difíceis. Fazer o bem faz bem. Vamos praticar?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1 Sorocaba e Jundiaí.
Foto destacada: Reprodução/TV TEM

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.