Foi graças a uma manobra de emergência que Davi, um bebê de sete meses, foi salvo após engasgar com o leite materno. E a pessoa responsável por salvar o dia foi uma pequena grande heroína, a irmã dele, Ana Beatriz, de apenas 12 anos, que usou de destreza e conhecimento, adquiridos nas aulas do projeto Samuzinho, fazer fazer o irmãozinho voltar a respirar.

O caso teve início quando a avó das crianças, a aposentada Teresinha Silva, cuidava do bebê em uma cama e cochilou por alguns minutos. Quando despertou, a avó percebeu que a pele do pequeno Davi estava ficando roxa. Imagine o susto que elevou essa avó!

“Eu cochilei um pouco, e quando abri os olhos, ele já estava sem fôlego, procurando ar e não achava”, relatou ao site G1 a aposentada Teresinha Silva. Sem saber o que fazer, a avó pediu ajuda à neta Ana Beatriz. A menina logo percebeu que o irmão estava engasgado e agiu rapidamente.

Ana Beatriz, de 12 anos, aluna do Projeto Samuzinho, em Teresina – Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

“Foi rápido. Me senti muito segura e fiz a manobra. Eu peguei ele, virei ele de bruços, dei tapinhas nas costas, e o líquido, que no caso foi o leite, estava saindo gradativamente”, contou Ana Beatriz.

Davi, de apenas sete meses, foi salvo pela irmã Ana Beatriz, de 12 anos, em Teresina – Piauí — Foto: Reprodução/ TV Clube

Ana Beatriz aprendeu a executar a manobra através do Samuzinho, um projeto social realizado por profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que ensinam técnicas de primeiros socorros para cerca de 60 crianças com idades entre sete a 12 anos.

“Nós do Samu iniciamos esse trabalho com as crianças porque são atenciosas e focadas, aprendem mais, e acreditamos muito que ‘primeiros socorros’ é matéria de sala de aula”, disse a técnica em enfermagem Elisângela De Jesus Pereira, membro do Projeto Samuzinho.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada:Reprodução/ TV Clube.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.