A pequena María, filha do comediante e roteirista espanhol Raúl Massana, viralizou na web recentemente depois que seu pai publicou nas redes sociais um vídeo em que a menina de 5 anos reproduz o conhecimento adquirido no livro “Seu corpo é seu”, que lhe foi ensinado na escola.

“Só você manda no seu corpo” e “Não’ é uma palavra muito importante” são duas ideias que a garotinha tem muito claras e que expressa perfeitamente, tanto que chamou a atenção do internautas. O vídeo já acumula mais de 2 milhões de views.

Quando seu pai, Raúl, lhe pergunta sobre o que é o livro recomendado na escola, María não hesita em explicar com muito entusiasmo os limites e termos que toda criança deve conhecer: “Alguém sabe o que são as partes íntimas? […]Elas são chamadas de partes íntimas porque estão cobertas de roupas”, diz María em alto e bom som no vídeo.

A menina também recomenda o que fazer quando alguém toca seu corpo, mas você não quer: “Se você disser ‘não’ e quem está te incomodando não te ouvir, você conta para um adulto”.

“Acho muito valioso que meninos e meninas saibam sobre sexualidade porque é algo com o qual convivem e para o qual precisam ter ferramentas. Em casa, ficamos muito surpresos com a facilidade e a calma com que falou sobre as partes íntimas e a importância da palavra ‘não’, disse Raúl Massana ao EL PAÍS.

O livro sobre o qual María fala no vídeo é “Seu corpo é seu”, idealizado pela escritora e ilustradora Lucía Serrano. A obra carrega o intuito de aproximar a sexualidade dos pequenos e assim poder evitar abusos e contatos indesejados.

“Os livros ajudam a colocar palavras em tudo o que é difícil para nós explicar. No caso deste livro, mostra-se que uma criança mais velha ou um adulto nunca deve tocar uma menina ou um menino.”, explicou Lucía Serrano ao EL PAÍS.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Instagram @raulmassana

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.