Em Torreón, Coahuila, no México, vive Camila Ortiz. Uma menina de 12 anos que rapidamente se tornou conhecida em seu país e no mundo após ter ajudado 500 idosos a se vacinarem contra o coronavírus. Seu trabalho de convencê-los, registrá-los e acompanhá-los para se vacinar contra a COVID-19 é admirável e ela vem sendo chamada de heroína.

UnoTV / Youtube

A maioria desses idosos não foi se vacinar por conta própria por falta de acesso à tecnologia ou simplesmente porque não sabiam ler ou escrever. Diante disso, a presença de Camila foi fundamental para que esses idosos conseguissem se imunizar contra essa doença que tanto tem causado óbitos em todo o mundo.

Seu ato altruísta a fez ser considerada pela revista Forbes uma das 100 mulheres mais poderosas do México.

O gesto solidário de Camila, nascido do seu desejo sincero de ajudar o próximo, consistiu principalmente em cadastrar os idosos para que pudessem ser vacinados. Muitos até começaram a contar a ela sobre seus males, pensando que Camila era médica e não apenas uma menina de 12 anos que, aproveitando as horas livres das aulas, ia dar uma mãozinha a quem precisasse.

“Os idosos tinham que se cadastrar para a vacinação, mas muitos não conhecem tecnologia, muitos nem sabem ler e escrever (…) Me falaram ‘doutora, estou com um pouco de gripe’. Eu só queria ajudá-los. Muita gente aqui nem tem televisão para saber que tem que se cadastrar”, disse Camila Ortiz à Forbes México.

Para realizar seu trabalho beneficente em prol dos idosos, Camila precisou da ajuda de sua mãe para, Brenda Ramirez, para levar seu computador até a casa dos avós, onde, ao conseguir uma van com alto-falantes, avisou a todas as pessoas que pudesse alcançar que podiam contar com sua ajuda para o processo de cadastramento para vacinação.

Além disso, a menina ainda pediu à mãe que ajudasse no transporte de vizinhos até os centros de vacinação do Coliseu Centenário de Torreón.

Camila sonha ser pediatra ou pesquisadora quando tiver idade para cursar uma faculdade. E ninguém duvida que esta pequena tem a coragem e a determinação necessárias para ser ou fazer o que quiser.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: UnoTV / Youtube.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.