O protagonista desta incrível história é Michael Martínez, um menino de 7 anos com paralisia cerebral que se tornou o herói de sua família ao alertá-los sobre um vazamento de monóxido de carbono, enquanto todos dormiam em sua casa no Texas, Estados Unidos.

Michael acordou de repente no meio da noite porque ouviu um bip que não parava de tocar, e como nenhum de seus sete familiares presentes em casa parecia ter ouvido, ele decidiu ir até eles. O menino escorregou da cama e rastejou em direção aos quartos de todos os membros da sua família para acordá-los e avisá-los sobre o alarme.

Em entrevista à mídia local, Angie Martínez, a mãe do menino, expressou estar muito orgulhosa de seu pequeno herói, pois embora ele precise de uma cadeira de rodas para se locomover, se empenhou em informá-los de que algo estava acontecendo. A mãe contou que, se não fosse por ele, todos teriam falecido de envenenamento por gás.

Na entrevista, Michael mencionou que não tinha certeza de qual era o som, mas como ele pensou que era um aviso de algo, ele foi avisar seus pais: “Eu estava tremendo porque estava com medo.” E quando ele acordou os membros de sua família, eles perceberam que o som que Michael estava ouvindo vinha do detector de monóxido de carbono da casa e descobriram que o vazamento vinha do fogão.

Além disso, a mãe do menino comentou que ela e sua irmã apresentavam sintomas de envenenamento por monóxido de carbono. Sintomas estes que, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, podem incluir dor de cabeça, tontura, fraqueza, dor de estômago, vômito, dor no peito e confusão. Além disso, o orgão alerta que a exposição prolongada ao monóxido de carbono, que é um gás incolor, inodoro e insípido, pode ser fatal para as pessoas.

Felizmente, Angie e sua irmã se recuperaram rapidamente e, durante a entrevista mencionaram que seus outros parentes estavam bem e não apresentavam sintomas de intoxicação. Além disso, ela mencionou estar muito grata pela ação rápida do filho, pois embora ele estivesse com medo, ele foi até a família e com isso salvou suas vidas. Ela diz também que esta se tornou uma excelente oportunidade para aumentar a conscientização sobre o uso de detectores de monóxido de carbono, que podem prevenir acidentes fatais.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.