O protagonista desta história é Joaquín Nahuel, um menino argentino de 10 anos, grande fã de confeitaria e que usa sua paixão pela cozinha para arrecadar fundos para se submeter a uma cirurgia reconstrutiva. Há quatro anos, ele sofreu um acidente no qual 25% de seu corpo acabou queimado.

Segundo Raquel Escobar, a mãe do menino, Joaquín começou a se interessar pela cozinha depois que seu avô o ensinou a preparar pão-de-ló. No entanto, com o tempo, Joaquín mostrou mais interesse por bolos e aprendeu várias técnicas seguindo tutoriais de culinária no YouTube.

“Ele começou quando tinha seis anos, quando meu pai lhe disse para fazer cupcakes para o chá. Ficava todo animado para fazê-los, mas naquela época eles não eram feitos com recheio. Aí ele começou a fazer com recheio e depois veio a decoração dos bolos e foi assim que começou o interesse. Mas ele fez isso sozinho.”, disse Raquel.

Joaquín começou assim a fazer os seus primeiros bolos e embora os primeiros decorasse apenas com rebuçados, acabou logo começou a fazer desenhos mais complexos. Desde então a sua técnica só melhora com o tempo. Além disso, graças ao seu incrível profissionalismo para uma criança de 10 anos, seus bolos estão cada vez melhores e ele tem usado seu talento para arrecadar dinheiro para suas cirurgias.

Nesse sentido, Raquel explicou que já organizaram diversos sorteios para as cirurgias, mas também colaboram com a doação de recursos para refeitórios e áreas de piquenique. “Há quatro meses começamos a arrecadar dinheiro para uma operação com sorteio de um bolo. E no terceiro sorteio passou a receber bolos bem feitos, com uma decoração tremenda”, diz.

Por sua vez, Joaquín explicou que a arrecadação de fundos é para poder pagar suas operações, já que há quatro anos ele estava com seu irmão brincando com uma garrafa de álcool, quando eles infelizmente eles borrifaram em alguns carvões ainda acesos e como resultado 25% de seu corpo acabou queimado. Ele teve que passar um mês no hospital para começar sua recuperação. No entanto, os médicos informaram que no futuro ele precisaria de mais cirurgias no pescoço e no rosto.

“São necessários quatro expansores de pele para uma reconstrução facial que custam US $ 500 cada e são apenas para o rosto. Essa é a primeira coisa que eles vão fazer e se tudo der certo, eles continuam com o corpo.”, disse a mãe.

Joaquín decidiu abrir uma página no Facebook chamada ‘Delicias JN’ para poder receber encomendas de bolos e assim continuar a arrecadar dinheiro para as suas cirurgias, podendo assim continuar a melhorar as suas técnicas, pois espera tornar-se um grande chefe de confeitaria no futuro.

Recentemente, o menino realizou um de seus maiores sonhos ao visitar o estádio do time argentino Boca Junior, clube de seus ídolo, e surpreender os jogadores com seus maravilhosos bolos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.