O pai de um estudante da Unidade Acadêmica Preparatória da Universidade Autônoma de Sinaloa (UAS), no México, obrigou seu filho a ir para a escola durante uma semana usando huaraches, um calçado tradicional no país. A atitude, que à primeira vista pode parecer um tanto quanto autoritária e rude, carrega um objetivo específico: dar uma lição de humildade ao garoto, que havia debochado de um colega de classe por usar tênis falsificados.

“Hoje venho dar uma lição de vida e humildade ao meu filho Jorge. E respeito acima de tudo. Teve de vir a semana toda de chinelos, mas trouxe o seu tênis preferido, um Adidas, para entregar pessoalmente à pessoa de quem estava debochando por usar um tênis pirata, o seu colega Alan”, disse o pai em um vídeo postado no TikTok.

No vídeo, que fez sucesso na rede social chinesa, o homem explica ao filho que não é correto fazer pessoas com poucas oportunidades sentirem-se inferiores, e ainda fez um importante lembrete: “Eu vim de baixo, já te disse. E não é que sejamos milionários agora, mas nossas vidas mudaram para melhor. Eu não tinha nem o que comer, tinha que andar quilômetros para ir para a escola, quase descalço, você gostaria que outras pessoas zombassem de mim?”

O pai deu uma bronca no garoto por humilhar o colega por um motivo tão superficial e lhe disse: “Você não sabe o que ele e sua família estão passando. Ele tem vontade de se aperfeiçoar, estudar. Filho, não me parece justo ou certo”.

O homem também se mostrou preocupado que o filho estivesse com valores invertidos, enxergando maior valor em coisas do que em pessoas:

“Ter o que comer, comprar coisas originais não deve fazer você se sentir superior a outras pessoas . Nem usar essas sandálias te torna inferior, nem te dá o direito de tirar sarro de outras pessoas”.

Por fim, o pai disse que sua atitude foi motivada por amor ao filho:

“Não poderei te deixar milhões em herança ou carros de luxo, ou mansões, mas vou deixar valores, um bom ensinamento e vou deixar muito amor”.

Veja o vídeo abaixo.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Ecos da Notícia e Refletir para Refletir.
Imagens>: Reprodução/TikTok.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.