Tani Adewumi é um menino de 10 anos da Nigéria radicado em Nova York e, em sua tenra idade, mostrou ter um talento impressionante para o xadrez, pelo qual ganhou diversos reconhecimentos, como o Mestre Nacional de Xadrez dos Estados Unidos Estados, que obteve em maio de 2021.

A incrível história de Tani foi relatada pela primeira vez em 2019 pelo jornalista Nicholas Kristof no The New York Times, quando o nigeriano tinha 8 anos e conquistou o primeiro lugar no campeonato de xadrez de Nova York. Embora naquela época Tani só jogasse há um ano, o jovem mostrou que tinha um futuro muito promissor.

Além disso, o jornalista destacou outras qualidades do menino que fascinaram milhares de pessoas ao redor do mundo, pois além de ter desenvolvido um ótimo desempenho jogando xadrez em pouco tempo, Tani conquistou tudo isso morando em um abrigo para moradores de rua, já que ele e sua família enfrentou uma situação difícil tendo que migrar como refugiados da Nigéria para os Estados Unidos, porque temiam ser atacados por grupos terroristas.

Em busca de um lugar mais seguro, Tani e sua família se estabeleceram em Nova York e Nicholas narrou em sua conta no Facebook que o menino maravilha “era capaz de voar no xadrez porque seu abrigo para os sem-teto ficava em um distrito escolar com um programa de xadrez, e o professor percebeu que sua família não tinha recursos financeiros e dispensou as taxas do clube para ajudá-los “e acrescentou que: Precisamos mais disso!”, para dar oportunidades a jovens talentosos.

Graças à divulgação da história de Tani em 2019, o jornalista e seus seguidores conseguiram arrecadar $ 250.000 dólares para ajudar a família do menino, porém, quando lhe deram o dinheiro arrecadado, optaram por doá-lo a outros moradores de rua. Aos poucos, a família foi avançando e Tani continuou a desenvolver suas habilidades no xadrez com ótimos resultados.

Finalmente, Tani participou de um torneio importante para jogadores avançados de todas as idades e com apenas 10 anos de idade, ele se tornou o novo Mestre Nacional de Xadrez dos Estados Unidos e agora aspira obter o título de Grande Mestre e seria o jogador mais jovem. História americana para fazer isso.

Sem dúvida um maravilhoso exemplo de perseverança e dedicação.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.