O jovem Lorran dos Santos, de 14 anos, viveu um momento de grande alegria na última terça-feira (14). Ele foi reconhecido como melhor aluno de uma escola do município de Luziânia (GO). O prêmio é mais que merecido, pois além do bom desempenho escolar, o menino ainda se destacou por seu esforço excepcional ao passar quase todo o ano indo de casa até a escola montado em uma égua para buscar e entregar as lições semanais das aulas remotas durante a pandemia de Covid-19.

“Me chamaram no colégio e premiaram os melhores do ano. Eu fiquei muito feliz e surpreso com o certificado”, diz o garoto, que acaba de completar o 8º ano do Ensino Fundamental.

Segundo Lorran, a ajuda da égua Kíria, de 3 anos, suavizava a distância entre o colégio e a casa da família, que fica no Parque Estrela D’Alva III, área rural de Luziânia (GO), município no Entorno do Distrito Federal.

Em março deste ano, em uma das suas idas à escola, Lorran e a égua Kíria foram fotografados pela diretora do Colégio Estadual Professora Ester da Cunha Peres, Laurinda Ribeiro. A foto foi postada nas redes sociais e rapidamente viralizou.

De acordo com a diretora, o exemplo de Lorran serviu para motivar os outros estudantes.

“Os alunos disseram que não devemos desistir diante dos desafios, mas buscar alternativas para os problemas. O que chamou a atenção foi que, mesmo com dificuldades, ele tinha o compromisso de entregar as atividades dentro do prazo”, afirmou, enfatizando que Lorran tem ótimo desempenho acadêmico em todas as disciplinas.

Até o mês de agosto, Lorran comparecia quinzenalmente a escola para entregar as atividades que estavam prontas e buscar as novas lições. No entanto, quando as aulas presenciais voltaram, ele optou por deixar a égua em casa e caminhar 2 km todos os dias para assistir às aulas. “Eu não tinha como deixar ela lá na escola, não tinha onde colocar ela, então optei por deixar ela em casa mesmo”, detalha o garoto.

Segundo Lucivânia Santos, mãe de Lorran, o filho sempre foi dedicado aos estudos e nunca tirou notas baixas. “Ele me ajuda muito dentro de casa, é respeitoso e um bom menino. Depois de todas as dificuldades desse ano, nós ficamos muito felizes de saber que ele foi o melhor aluno do município”, disse.

O sonho de Lorran é ser agrônomo e veterinário quando crescer. Agora, como estudante do 9º ano, ele quer manter um desempenho escolar. “Eu gosto muito de animais e de mexer com plantações, espero com isso ajudar a mudar a vida dos meus pais, da minha família e das pessoas da minha região”, finaliza.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de R7 e Só Notícia Boa.
Fotos: Arquivo Pessoal.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.