Merlí, a retomada da liberdade e da ousadia no sistema educacional

É uma série catalã iniciada em 2016 com três temporadas. Merlí é professor de Filosofia de um turma do ensino médio no Instituo Angel em Barcelona. Ele é o herói sedutor, irreverente e completamente livre em suas ideias pouco ortodoxas que, gradativamente, se torna o tutor desta turma de adolescentes curiosos e desobedientes, amargos com pais tradicionais e infelizes com casas desgovernadas, com pai ausente e mãe problemática.

Neste cenário, Merlí se entrega com paixão ao ensino de Filosofia passando pelas problemáticas da própria classe. Ele faz os alunos sentirem a importância da filosofia e de sua presença no cotidiano. Começando pelo gregos, com Platão, os pré-socráticos, os peripatéticos, Aristóteles, Sócrates, os céticos, passando para a idade Média, o Iluminismo com Beócio e Descartes até alcançar o Modernismo através de Foucault, Freud, Nietzche, Engels e outros.

Merlí se torna o herói da turma, por seu humor, sua especial qualidade de cuidar, amar e acolher estes alunos cheios de conflitos, dores, desavenças e solidão. Há personagens bem marcantes, com uma personalidade forte, como Pol, Marc, Tania e Joan. Seu filho, Bruno também é seu aluno e através da relação com a turma sente-se mais livre quando finalmente declara ser gay e se integra ao grupo.

Toda a narrativa é marcada também com a convivência invejosa e competitiva dos professores adultos que se dividem entre os que admiram Merlí e aqueles que pretendem derrubá-lo. É fascinante sua habilidade de argumentar sem perder a calma, apenas com o uso da ironia e da empatia. Ele sabe que é um sujeito complicado, sem amigos, com uma mãe atriz, um filho gay e uma atração imensa pelas mulheres.

Merlí faz com que nos apaixonemos pela sua ideia de liberdade, de busca constante por uma transformação nos alunos e principalmente na capacidade que eles têm de pensar, conhecer-se e se tornarem independentes. Para isso, muitas vezes, entra em conflito com alguns pais e por outro lado não desiste do seu ideal de curar os solitários, através do confronto e da conversa como o caso do rapaz que sofre de agorafobia, tendo se tornado refém do medo e de suas manias. Ficamos maravilhados com a paciência e a compaixão de Merlí que consegue conjugar respeito com suavidade e humor.

Uma série catalã digna de ser vista com prazer numa torcida grande pelo herói que precisamos em nossas escolas, pela valorização do(a) professor(a) nos dias atuais quando a família está desestruturada e a juventude não vê sentido em seus futuros, alienando-se do presente e das razões porque sofrem. Passam a pensar. Parece fácil, mas muitos estudantes não sabem mais viver sem a cara num celular, trocando a conversa e a leitura por fofocas e prazeres fugazes. Que Merlí vença toda a hipocrisia existente em sistemas escolares medíocres e obtusos.

Imagem de capa: Reprodução






Fernanda Luiza Kruse Villas Bôas nasceu em Recife, Pernambuco, no Brasil. Aos cinco anos veio morar no Rio de Janeiro com sua família, partindo para Washington D.C com a família por quatro anos durante sua adolescência. Lá terminou o ensino médio e cursou um ano na Georgetown University. Fernanda tem uma rica vida acadêmica. Professora de Inglês, Português e Literaturas, pela UFRJ, Mestre em Literatura King´s College, University of London. É Mestre em Comunicação pela UFRJ e Psicóloga pela Faculdade de Psicologia na Universidade Santa Úrsula, com especialidade. Em Carl Gustav Jung em 1998. É escritora e psicóloga junguiana e com esta escolha tornou-se uma amante profunda da arte literária e da alma, psique humana. Fernanda Villas Bôas tem vários livros publicados, tais como: No Limiar da Liberdade; Luz Própria; Análise Poética do Discurso de Orfeu; Agora eu era o Herói – Estudo dos Arquétipos junguianos no discurso simbólico de Chico Buarque e A Fração Inatingivel; é um fantasma de sua própria pessoa, buscando sempre suprir o desejo de ser presente diante do sofrimento humano e às almas que a procuram. A literatura e a psicologia analítica, caminham juntas. Preenchendo os espaços abertos da ficção, Fernanda faz o caminho da mente universal e daí reconstrói o caminho de volta, servindo e desenvolvendo à sociedade o reflexo de suas próprias projeções.