Convidados na live “Agora é assim?”, do G1, na áultima sexta-feira (19), a Monja Coen e o Pastor Henrique Vieira deram recomendações sobre como enfrentar a ansiedade em tempos de pandemia. O segredo, segundo eles, é meditar e observar o exemplo das crianças vivendo o tempo presente.

O pastor falou sobre sua filha Maria, de dois anos e meio. “Tenho a minha filha me convertendo à sacralidade do tempo presente, para não me deixar sequestrar nem pelos traumas do passado nem pelas preocupações excessivas em relação ao futuro”, ele diz.

“As crianças vivem muito o agora”, explica o pastor. “Quando chora e ri, a criança tem essa sabedoria de viver com integridade e intensidade cada circunstância própria da vida.”

Pastor Henrique Vieira/ Foto: Reprodução.

É importante ter fé sem se desesperar, e “as crianças nos ensinam isso de um jeito leve, brincante, lúdico e artístico”, diz o pastor Henrique.

A Monja Coen também fala da importância de viver o presente sem se entregar à ansiedade, e para isso mostra como se preparar para a meditação.

O princípio que ela ensina é o da respiração consciente. “Você ter consciência de como está respirando”, ela explica. “Isso serve para qualquer pessoa, não só do budismo”, afirma a monja.

Monja Coen/Foto: Reprodução.

“Você se senta com consciência com o seu corpo, com alinhamento”, ela descreve. “Quando nós inspiramos, a inspiração é passiva. Mas quando vai soltar, é ativo. E aí abre a glote e solta um som.”

“Isso nos coloca aqui, no presente. É uma consciência do corpo e da mente que é agora. Quando você presta atenção na respiração, tudo que existe é isso. Não tem o antes e depois, é o agora.”

“Você vai se autoconhecendo, se reconhecendo em cada instante”, ela diz. Não que a tarefa de manter os pensamentos no presente seja fácil. “O mundo nos provoca. A mente é incessante e luminosa”, afirma a monja.

“Nós somos puxados, empurrados, por emoções, sentimentos, provocações do mundo. A meditação, o foco, é treinado. A compaixão também pode ser treinada”, ela completa

“No começo a gente tem dificuldade, mas depois é muito prazeroso”, diz a Monja Cohen.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de G1.
Foto destacada:Oluremi Adebayo no Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.