A norte-americana Bethany Collins, de 23 anos, viralizou na internet nos últimos dias ao compartilhar nas redes sociais que o seu olho esquerdo “pulou para fora” depois que ela fez muita força durante o trabalho de parto. “Meu médico disse: ‘Uau, eu nunca vi isso acontecer antes'”, contou.

Consultado pelo Uol Viva Bem, o oftalmologista César Motta, da comissão SBO (Sociedade Brasileira de Oftalmologia) Jovem, explicou que isso pode realmente acontecer, porém é uma condição muito rara, portanto gestantes não precisam temer o parto por receio da situação.

O caso relatado por Bethany Collins é decorrente de um hematoma orbitário espontâneo, que acontece depois do rompimento de um vaso atrás do olho. Com isso, o acúmulo de sangue empurra o globo ocular para a frente, processo que é conhecido como exoftalmia ou proptose.

“O vaso estoura por um esforço muito grande. Algo que aumenta a pressão na região abdominal aumenta também a pressão dos vasos sanguíneos e por alguma fragilidade pode gerar esse sangramento”, explicou o oftalmologista.

Motta explica ainda que os casos mais comuns estão relacionados a traumas — batidas na região, por exemplo. Há também relação com esforços excessivos, a exemplo de exercícios físicos pesados e o próprio parto. Devido ao fato de ser nos vasos, em geral, o quadro atinge pessoas que tenham alguma alteração vascular.

Segundo Bethany Collins, seis semanas após o parto o seu olho retomou a aparência de antes. Ela não compartilhou detalhes do tratamento. De acordo com Motta, é de essencial importância procurar ajuda médica o mais rápido possível para evitar complicações que podem levar à perda da visão.

Abaixo você confere o vídeo em que Bethany Collins compartilha os registros de seu olho após o parto. Caso não esteja conseguindo visualizar o vídeo, clique aqui.

@clydestinks69

My doctor said, “wow, I’ve never seen this happen before! 🧐🤨” but now I have miss Phoebe 💗 & yes, my eye went back 6 weeks later 🥳 #greenscreen #fyp #babiesoftiktok #pregnanttiktok #pregnant

♬ original sound – 🍄

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Viva Bem Uol.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.