Mulher grávida viraliza o “esvazia” a barriga em segundos; especialista explica se prática é segura

Uma jovem gestante identificada apenas como Angela viralizou no TikTok nos últimos dias ao postar um vídeo que causou curiosidade e controvérsia na mesma medida. Nas imagens, ela surge com uma barriga de 40 semanas de gestação e começa a expirar todo o ar até que o abdômen diminua completamente de volume. O vídeo já foi reproduzido mais de 16 milhões de vezes na rede social chinesa.

Angela, que tem 20 anos, contou ao Today Parents que resolveu tentar o truque depois de ver outra pessoa usando a técnica em um vídeo postado nas redes sociais. A mulher a quem ela se refere é Megan Call. No clipe, o marido de Megan parecia puxar um “plug”, antes de ela começar a desinchar a barriga. Na legenda, ela escreveu: “O desafio final da barriga de grávida”.

“Tenho músculos abdominais muito fortes, então, foi fácil”, contou Angela. “Não doeu, nem nada”.

Ao assistirem ao vídeo postado pela jovem, muitos internautas questionaram se a prática é segura. “Algumas pessoas estavam preocupadas que eu estivesse machucando o bebê”, disse a jovem. “Recebi muitos comentários como: ‘Isso é seguro?'”, revelou.

No caso de Angela, não houve probelema. O bebê, que recebeu o nome de Finley, nasceu saudável, no último dia 6 de junho. No entanto, a prática de esvaziar a barriga dirante a gestação pode não ser assim tão segura, como alerta a fisioterapeuta Thalita Freitas, especialista em gestação pela USP e sócia da clinica Athali, de São Paulo. De acordo com a especialista, o fato de não haver estudos científicos sobre a técnica faz com que ela não seja recomendada na gestação. “Dessa forma, não há como garantir a segurança para as gestantes e seus bebês. As mudanças gestacionais, incluindo o crescimento e distensão abdominal, ocorrem porque o corpo da mulher necessita de adaptações para acomodar o bebê e, embora concorde que é importante trabalhar a musculatura para uma melhor sustentação do peso, isso deve ser feito respeitando a fisiologia gestacional”, explicou.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da revista Crescer.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.