A epidemia de coronavírus de Wuhan, na China, significou caos e medo para a população mundial. No entanto, para o meio ambiente, isso teve uma consequência inesperada e até positiva: ar mais limpo.

As agências espaciais NASA e ESA observaram, desde o final de janeiro, que o espaço aéreo na China sofreu uma redução significativa na poluição. Segundo especialistas, a diminuição está relacionada ao surto do coronavírus.

Os satélites usados ​​para monitorar os níveis de dióxido de nitrogênio, um gás nocivo emitido por carros e indústrias, registraram que houve uma “queda dramática” nas medições nas últimas semanas.

“É a primeira vez que vejo uma queda tão dramática em uma área tão ampla para um evento específico”, disse Fei Liu, pesquisador de qualidade do ar no Goddard Space Flight Center da NASA.

Os mapas publicados por ambas as entidades mostram um incrível antes e depois da quarentena. Basicamente, os níveis de poluição são comparados entre 1 e 20 de janeiro e 10 e 25 de fevereiro.

Outras imagens comparam a poluição apenas em Wuhan em janeiro de 2019 e fevereiro de 2020.
Segundo relatos da NASA, isso coincide com as medidas tomadas pelo governo chinês para tentar reduzir a disseminação do COVID-19. Por exemplo, uma das primeiras restrições adotadas foi fechar o transporte do foco de infecção em Wuhan.

China e poluição

A poluição ambiental na China é um problema muito sério para o governo. A poluição atmosférica afeta várias províncias, razão pela qual em 2017 as autoridades declararam um alerta vermelho em 22 cidades do país.

No mesmo ano, a cidade de Shijiazhuang venceu Pequim nos níveis de poluição do ar. O quadro não mudou muito nos últimos três anos; no entanto, relatórios recentes dão esperança ao povo chinês em meio à crise do coronavírus.

Embora a situação seja ruim, coisas boas surgiram dela.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Imagens: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.