Nova imunoterapia contra tumor cerebral se mostra promissora em testes em humanos

Um experimento histórico em humanos testando uma vacina projetada para ajudar o sistema imunológico a atingir tumores cerebrais mostrou resultados promissores – e a Fase 2 do teste está sendo planejada.

De acordo com um artigo da Nature publicado pelos pesquisadores que lideram o estudo, a vacina é segura para todos os pacientes e mostra a esperada resposta imune ao tecido cancerígeno.

Os gliomas difusos são geralmente tumores cerebrais incuráveis ​​que se espalham no cérebro e são difíceis de remover completamente por cirurgia. A quimioterapia e a radioterapia também costumam ter um efeito limitado.

Em muitos casos, os gliomas difusos compartilham uma característica comum: em mais de 70% dos pacientes, as células tumorais apresentam a mesma mutação genética. Um erro idêntico no DNA faz com que um único bloco de construção de proteína específico seja trocado na enzima IDH1. Isso cria uma nova estrutura de proteína, conhecida como neoepítopo, que pode ser reconhecida como estranha pelo sistema imunológico do paciente.

“Nossa ideia era apoiar o sistema imunológico dos pacientes e usar uma vacina como uma forma direcionada de alertá-lo para o neoepítopo específico do tumor”, explicou o diretor do estudo Michael Platten, Diretor Médico do Departamento de Neurologia da University Medicine Mannheim e Chefe de Divisão do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ).

A mutação IDH1 é uma candidata particularmente adequada aqui, pois é altamente específica para os gliomas e não ocorre em tecido saudável. Além disso, a mutação IDH1 é responsável pelo desenvolvimento desses gliomas: “Isso significa que uma vacina contra a proteína mutada nos permite atacar o problema na raiz”, acrescentou Platten.

Resultados pré-clínicos promissores

A equipe de Platten já havia gerado uma versão artificial do segmento da proteína IDH1 com a mutação característica há vários anos. Esta vacina de peptídeo específico de mutação foi capaz de interromper o crescimento de células cancerosas com mutação IDH1 em camundongos. Em 2019, Platten recebeu o Prêmio Alemão do Câncer por essa descoberta.

Encorajado por esses resultados, Platten e uma equipe de médicos decidiram testar a vacina específica para mutação pela primeira vez em um estudo de fase I em pacientes recém-diagnosticados com um glioma com mutação IDH1.

Um total de 33 pacientes em vários centros diferentes na Alemanha foram incluídos no estudo. Além do tratamento padrão, eles receberam a vacina peptídica produzida pelo Hospital Universitário de Heidelberg e pela Universidade de Tübingen. A resposta imune pôde ser avaliada em 30 pacientes, de acordo com estudo publicado na Nature .

Os médicos não observaram efeitos colaterais graves em nenhum dos pacientes vacinados. Em 93 por cento dos pacientes, o sistema imunológico mostrou uma resposta específica ao peptídeo da vacina e o fez independentemente da base genética do paciente, que determina as moléculas de apresentação importantes do sistema imunológico, as proteínas HLA.

Em grande parte dos pacientes vacinados, os médicos observaram “pseudoprogressão”, inchaço do tumor causado por uma série de células invasoras do sistema imunológico.

Esses pacientes tinham um número particularmente grande de células T auxiliares em seu sangue com receptores imunológicos que responderam especificamente ao peptídeo da vacina, como revelou o sequenciamento de uma única célula.

“Também pudemos demonstrar que as células imunes específicas da mutação ativadas invadiram o tecido tumoral cerebral”, relatou Theresa Bunse, do DKFZ, que coordenou as análises imunológicas para esses estudos.

A taxa de sobrevivência de três anos após o tratamento foi de 84 por cento nos pacientes totalmente vacinados e em 63 por cento dos pacientes o crescimento do tumor não havia progredido dentro deste período. Entre os pacientes cujo sistema imunológico mostrou uma resposta específica às vacinas, um total de 82 por cento não teve progressão do tumor no período de três anos.

Conceito de vacina sendo perseguido

“Não podemos tirar mais conclusões sobre a eficácia da vacina a partir deste estudo inicial sem um grupo de controle”, observou Michael Platten. “A segurança e a imunogenicidade da vacina foram tão convincentes que continuamos a buscar o conceito da vacina em um estudo de fase I adicional”.

Neste estudo de acompanhamento, os pesquisadores estão combinando a vacina IDH1 com a imunoterapia com inibidor de checkpoint. “Os inibidores de checkpoint atuam como um reforço imunológico. Acreditamos que há uma boa chance de que eles possam ativar as células do sistema imunológico contra os gliomas em uma extensão ainda maior ”.

Os pesquisadores também estão preparando um estudo de fase II para examinar pela primeira vez se a vacina IDH1 leva a melhores resultados de tratamento do que o tratamento padrão sozinho. “Os gliomas são diagnosticados em cerca de 5.000 pessoas na Alemanha todos os anos, dos quais cerca de 1.200 são gliomas difusos com uma mutação IDH1. Até agora, geralmente tivemos apenas sucesso limitado em interromper a progressão do tumor nesses pacientes.

Acreditamos que a vacina IDH1 oferece o potencial para desenvolver um tratamento que pode suprimir esses tumores de forma mais eficaz e em longo prazo”, comentou o co-diretor do estudo, Wolfgang Wick, Diretor Médico da Clínica Neurológica do Hospital Universitário de Heidelberg e Chefe do Divisão na DKFZ.

De fato, são notícias promissoras e manteremos você atualizado sobre os novos desenvolvimentos decorrentes desses testes.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Reprodução,