Os adolescentes relatam níveis mais altos de estresse do que os adultos e citam a escola como o fator que mais contribui, de acordo com o relatório anual da American Psychological Association. Um estudo de 2013 concluiu que, embora o estresse entre os americanos não fosse novo, “o que preocupa é a perspectiva de estresse para os adolescentes nos Estados Unidos”.

Em resposta, algumas escolas voltaram-se recentemente para programas baseados em mindfulness como uma maneira de aliviar o estresse entre seus alunos. Esses programas podem se beneficiar de mais pesquisas sobre quais atividades os alunos consideram mais úteis.

Em um estudo piloto conduzido pela Universidade de Washington , os pesquisadores exploraram atividades de mindfulness baseadas na arte que as escolas poderiam usar para reduzir as dores de cabeça, um efeito colateral comum do estresse em meninas adolescentes.

Depois de três semanas de sessões de mindfulness e arteterapia duas vezes por semana, as meninas relataram ter menos dores de cabeça. No início do estudo, as meninas relataram 7,38 dores de cabeça, em média, dentro do período anterior de duas semanas. No final do estudo, esse número caiu para 4,63 – quase uma queda de 40%. Essa queda permaneceu até sete semanas após o término do estudo. Os pesquisadores publicaram suas descobertas na revista Art Therapy.

“Este estudo destaca uma das minhas principais missões de pesquisa: Devemos estar fazendo intervenções em cooperação com adolescentes se quisermos que essas estratégias funcionem”, disse Elin Björling, pesquisadora sênior do departamento de engenharia e design centrado no ser humano da UW.

“Há algo poderoso em dizer ‘Estou te convidando para começar a pensar em como você pode melhorar. Venha conversar comigo sobre como poderíamos fazer isso. Eu acho que é por isso que nós vimos uma resposta tão forte mesmo neste pequeno estudo. ”

A equipe recrutou oito meninas entre 14 e 17 anos de uma escola de ensino médio em Seattle. Todas as participantes relataram ter três ou mais dores de cabeça não relacionadas a uma lesão dentro de um período de duas semanas, e cinco das oito mencionaram tensão ou estresse como a principal razão para dores de cabeça.

Durante o programa, as alunas se reuniam duas vezes por semana para uma sessão de 50 minutos com a equipe de pesquisa. Cada sessão começava com uma atividade na qual as alunas mapeavam onde estavam se sentindo estressados ​​através do desenho de um corpo. Em seguida, os adolescentes participariam das atividades de mindfulness e arte antes de fechar a sessão com outro mapa corporal.

“Depois do estudo, analisamos todos os mapas do corpo antes e depois lado a lado. Era tão claro que algo significativo estava acontecendo ”, disse Björling. “No começo tudo estava em pedaços e no final tudo fluía por todo o corpo”.

As adolescentes tentaram diferentes técnicas de mindfulness em cada sessão, para que pudessem descobrir quais funcionavam melhor para eles.

O que as adolescentes gostavam: respiração quadrada, uma técnica que encoraja as pessoas a respirarem lentamente, concentrando-se e contando.

“Eu pensei: ‘Nenhum adolescente quer respirar contado e nunca vai conseguir’”, disse Björling. “Mas algumas delas disseram ‘Esse é o meu favorito. Eu faço isso o tempo todo agora ‘”.
O que os adolescentes não gostam: comer com cuidado, uma técnica que pede às pessoas para se concentrarem no que e como estão comendo.

“Elas odiaram”, disse Björling. “Esta foi uma técnica diretamente de muitos programas de atenção para adolescentes, mas não se conectou com elas. Apenas as incomodou. Isso mostra que eu preciso que elas sejam especialistas em suas próprias vidas”.

Os pesquisadores também pediram às alunas que participassem de diferentes atividades artísticas conscientes. Durante cada sessão, as alunas experimentaram um novo meio de arte – eles gostaram particularmente de usar pastéis de óleo – e diferentes tipos de projetos de terapia de arte, incluindo um em que trabalharam juntos para criar mandalas antes e depois de um exercício de meditação.

Embora as adolescentes tenham experimentado menos dores de cabeça após o término do estudo, seus níveis gerais de estresse não mudaram muito – mas as alunas relataram sentir-se melhor no momento, dizendo que sentiam que poderiam lidar com o que acontecesse pelo resto do dia.

A equipe ficou surpresa ao ver diferenças, dado o pequeno tamanho do grupo.
“Não é apenas sobre este estudo”, disse Björling. “Esse problema de saúde mental e dores de cabeça é tão grande que estou preocupada com o que acontece se não o aceitarmos. Alguns adolescentes não querem nada com a atenção plena à arte. Então, precisamos abordar isso de várias maneiras diferentes. Vamos precisar de um exército de pessoas e uma cornucópia de opções.”

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de GNN.
Foto destacada: Pexels.

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