Boas notícias durante a pandemia… vindas da Nova Zelândia! O país sob o comando da primeira ministra Jacinda Ardern completou no domingo (09/08) 100 dias sem registrar contágios domésticos por coronavírus. Entretanto, nada de festa por enquanto, as autoridades do país continuam a advertir que baixar a guarda no combate à Covid-19 está fora de questão.

A Nova Zelândia está acompanhando 23 casos de pessoas diagnosticadas com covid-19. Todos os casos envolvem pessoas que vieram do exterior e foram diagnosticadas ao chegar ao país. Elas seguem em quarentena.

“Conseguir 100 dias sem transmissão na população é um passo importante, contudo, como todos sabemos, não nos podemos nos dar ao luxo de qualquer negligência”, disse o diretor de Saúde do país, Ashley Bloomfield.

“Temos visto no exterior quão rápido o vírus pode reaparecer e propagar-se em lugares onde anteriormente estava sob controle, e temos de estar preparados para rapidamente frear quaisquer novos casos no futuro na Nova Zelândia”, acrescentou.

Com uma população estimada em cinco milhões de habitantes, o país da Oceania teve 1.219 casos confirmados de coronavírus desde fevereiro, com o último diagnóstico local identificado em 1° de Maio. Ao todo, 22 pessoas faleceram no país.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a reação do país é exemplar por “eliminar com sucesso a transmissão na população”.

No início da pandemia, a Nova Zelândia fechou suas fronteiras e impôs uma quarentena estrita de um mês de duração logo após o início do surto. O primeiro caso no país foi detectado em 28 de fevereiro de 2020.

As medidas mostraram resultado. Em maio, pela primeira vez, a Nova Zelândia já não registrava novos casos locais de coronavírus. No início de junho, a primeira-ministra neozelandesa, Jacinda Ardern, removeu todas as medidas restritivas impostas no país após a última paciente com covid-19 no país receber alta.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UOL.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.