Novo estudo descobre sinal que indica que você está prestes a sofrer um ataque cardíaco

De acordo com um novo estudo, divulgado pelo jornal britânico The Independent, existe um sinal claro que evidencia que uma pessoa está prestes a sofrer um ataque cardíaco. Após examinarem materiais que bloqueavam artérias coronárias de diversos pacientes, cientistas da Michigan State University, nos Estados Unidos, descobriram que é a presença do colesterol em forma de cristal que indica maior gravidade.

Os cristais de gordura foram encontrados em mais de 89% dos casos que foram considerados de emergência: “Em estudos anteriores, mostramos que, quando o colesterol passa de líquido para sólido ou estado de cristal, este expande-se em volume como gelo e água”, explicou o médico e professor George Abela, da universidade.

Segundo Abela, quando ocorre dentro da artéria, essa expansão pode acabar por provocar a ruptura ou bloquear a circulação sanguínea, o que provoca tanto uma parada cardíaca quanto um acidente vascular cerebral (AVC).

Para a pesquisa, os investigadores colheram amostras de pacientes que foram atendidos nas urgências em mais de 240 consultórios por todos os Estados Unidos, aspirando material das artérias e procurando por colesterol cristalizado. Os exames revelaram que a união de cristais quebra as paredes das artérias e chega a perfurar o coração.

Os cristais também são altamente perigosos porque desencadeiam a produção de moléculas inflamatórias chamadas de interlecina-1 beta, que inflamam as artérias e pioram o quadro clínico.

Além de comprovar a relação entre o colesterol, especialmente quando cristalizado, e as doenças cardíacas, a pesquisa reforça a ideia de que uma vida saudável, que inclua a prática de exercício físico e uma alimentação equilibrada, é uma forma eficaz de prevenção contra o desenvolvimento de doenças coronárias.

Ataques cardíacos também se manifestam por uma dor forte na região do tórax, irradiando para áreas como o maxilar, o pescoço, os braços e as costas. Além disso, a pessoa pode sentir falta de ar, tonturas e ansiedade. Na presença desses sintomas deve dirigir-se o mais rapidamente possível a um hospital ou centro de saúde.

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: © iStock