Um novo exame de sangue para câncer de próstata está produzindo uma taxa de precisão de 99% – um resultado nunca antes alcançado para um exame de sangue desse tipo específico de câncer.

Além disso, o teste pode determinar o estágio exato e a progressão do câncer, o que também reduz a necessidade de biópsias e exames invasivos.

A equipe por trás da descoberta, envolvendo pesquisadores da Universidade de Nottingham Trent e dos hospitais universitários Leicester NHS Trust, nos Estados Unidos, determinou que mudanças no sistema imunológico do paciente poderiam ser examinadas por meio de marcadores sanguíneos – especificamente glóbulos brancos.

Com o desenvolvimento de uma série de ferramentas computacionais sofisticadas para analisar as amostras, a equipe agora pode determinar a presença e o estágio do câncer com taxas de precisão incomparáveis.

“Nossa abordagem não apenas identifica a presença da doença, mas também – crucialmente – seu significado clínico. Também podemos fazer isso com maior precisão do que as abordagens atuais”, disse o professor Graham Pockley, diretor do Centro de Pesquisa em Câncer, John van Geest, da Universidade de Nottingham Trent.

“Isso evitará que os homens tenham procedimentos invasivos desnecessários e ajudará os médicos a decidir se devem ‘assistir’ ou ‘gerenciar ativamente’ pacientes, mesmo quando são assintomáticos”.

Com um número estimado de 1,8 milhão de novos casos apenas em 2018, o câncer de próstata é o quarto tipo de câncer mais comum no mundo e a segunda forma mais comum entre os homens nos Estados Unidos – um país que recebe quase 200.000 diagnósticos por ano. É a forma mais comum de câncer para homens no Reino Unido, com aproximadamente 47.000 diagnósticos anualmente.

Foto do aviador sênior Julianne Showalter / Força Aérea dos EUA

O câncer pode ser tratado com sucesso em seus estágios iniciais, mas é difícil de detectar. O marcador de sangue padrão, níveis incomuns de uma proteína chamada PSA, parecerá normal em 15% das pessoas que têm a doença e, portanto, não é um indicador confiável.

Este novo teste não apenas salvará vidas, mas também salvaria milhões de dólares em tratamento e assistência ao paciente, decorrentes de contrair câncer em estágios iniciais e reduzir o número de procedimentos invasivos e mais caros.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.