Se você está lendo este texto, há uma grande chance de ser um dos muitos apreciadores de um belo prato de massa. E quem pode te julgar por isso? Desde a tradicional macarronada de domingo com a família até aquele talharim delicioso da sua cantina italiana preferida, a massa está inserida no nosso cotidiano e marcada em nossas memórias afetivas.

Para muitas pessoas, entretanto, comer um bom prato de massa é considerado um prazer culpado, afinal esta delícia da culinária está associada a ganho de peso e a piora na saúde. No intuito de desmistificar essa ideia, Beatriz Botéquio, nutricionista da ‘Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI)’, divulgou cinco razões para comprovar que este icônico hidrato de carbono é sem duvida alguma saudável:

1. Massa não engorda! Um dos maiores enganos sobre o alimento é que engorda por ser rico em carboidratos. Considerando que a alimentação diária é dividida em cinco refeições – café da manhã, lanche matinal, almoço, lanche e jantar – uma porção de massa, equivalente a quatro colheres de sopa (105g), pode estar presente ao almoço ou ao jantar e fornece aproximadamente 180kcal. Os acompanhamentos consumidos com a massa é que podem acrescentar muitas calorias, portanto, é importante ficar atento ao tipo de molho utilizado. Evite os que são à base de queijo e natas, e ao invés prefira os molhos de tomate.

2. É sinônimo de saúde. A massa é fonte de hidratos de carbono e deve fazer parte de uma dieta equilibrada. Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), entre 55% a 75% do total de calorias ingeridas diariamente devem ser provenientes de carboidratos, ou seja, de cinco a seis porções diárias.

3. Faz parte da dieta equilibrada. A massa é o aliado perfeito para ingerir uma alimentação equilibrada, como legumes e verduras. Está frio? Coloque a massa na sopa de legumes juntamente com uma proteína magra e aproveite a refeição. Está calor e não gosta de comida quente? Uma salada à base de massa com frango desfiado também é muito saborosa. Transforme-se num chef, use a criatividade e crie a sua própria receita.

4. É fonte de energia.
Os hidratos são a principal fonte de energia para o organismo humano em todas as fases da vida. Para quem pratica exercício físico, recomenda-se o consumo de massa antes e após os treinos para dar força ou repor o gasto calórico.

5. Massa integral contribui para saciedade e reduz risco de doenças. A massa integral tem as mesmas calorias que a tradicional. O lado bom é que, pelo fato de possuir fibras, contribui para uma maior saciedade, atenuando assim a sensação de fome por mais tempo. Além disso, a ingestão diária de fibras ajuda a reduzir o risco de câncer da mama e de próstata, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Dados todos estes motivos, só resta uma coisa: Se deliciar com um fabuloso prato de massa de sua preferência – com moderação, é claro!

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Notícias ao Minuto.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.